sábado, 2 de outubro de 2010

CARACTERISITICAS DE UM FILHO DE DEUS!

João 17:1-25

Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique;
2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.
5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra.
7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti;
8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;
10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.
19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;
23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste.

Introdução
 
IPe.3: 8 –12, 14 –17 - finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis, não tornando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, sabendo que para isto fostes chamados, para que, por herança, alcanceis a bênção. Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração;
e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo, porque melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo o mal. Não esqueça meu irmão, “no mundo tereis aflições...”
Sábia simplicidade 
Um lavrador, cristão, convicto, foi convidado a uma festa na cidade grande.
chegando ao local, ficou impressionado com a beleza dos enfeites e com a qualidade de alimentos disponíveis.
Tudo parecia muito sofisticado para ele.
Ao iniciar o buffet, as pessoas dirigiam-se rapidamente para o local e se serviam sem constrangimento. Serviram-se todos, inclusive o lavrador.
À mesa antes de iniciar a refeição o humilde lavrador baixou a cabeça e orou agradecendo a Deus pelo alimento.
Um casal na mesa do lado, tentando ridiculariza-lo perguntou-lhe: “Na roça ainda se faz assim antes das refeições?” Ao que ouviram do humilde lavrador: “Bem nem todos.
No meu curral quando solto as vacas para o pasto elas saem imediatamente pastando, sem qualquer cerimônia, o mesmo acontece com os porcos e as porcas, quando são servidos vão direto ao cocho.
Lição: Ter um coração agradecido e expressar esta gratidão onde estiver, é sobretudo uma atitude de fé, não de tradição ou costume.
Só tem o privilégio de ter fé quem tem razão.
Nenhum animal irracional tem capacidade de crer.
Para nós seres humanos não ter fé é mais do que não ter costumes, é não ter razão. Creia meu irmão, a partir de agora mais do que nunca, esse evangelho terá que ser pregado (Evangelho silencioso... Não por medo...)
1ª Característica
Adorador do Deus verdadeiro - Reconhecer Deus como único e verdadeiro Deus, sendo Ele autor e consumador de tudo.
O adorador, não tem tempo e nem hora para adorar a Deus (David Cooper)
Crendo que é dEle o querer e o realizar.
2ª Característica
Andar como Jesus andou - Glorificar Jesus Cristo em tudo que fizermos, seja no corpo, alma ou espírito. Esse homem ou essa mulher tem consciência de que ele (a) na sua totalidade é do Senhor.
Porque teu corpo é templo do Espírito Santo, tua alma, já não anda segundo o curso desse mundo.(Paulo nos alertou)Rm. 12:2 - E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Teu espírito é livre para adorar a Deus.
Mt. 6:22-23 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.
Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
3ª Característica
Manifestando a unção da alegria
A alegria do Senhor é a nossa força. Essa alegria precisa ser contagiante -Hb. 1:9 - Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros). É aqui que o mundo não entende aquela paz que excede todo entendimento.
É aqui também que se aplica
II Co. 4:7-9 - Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. (Que tesouro? Essa dádiva maravilhosa da eleição e salvação em Cristo Jesus.)
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Ne. 8:10- Portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Sl. 32:11 - Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois retos de coração.
Não temos motivo para andarmos cabisbaixo, somos filhos do Rei, numa peregrinação de volta à casa do Pai, não esqueça, somos o filho prodigo que ainda não chegou em casa. Alegrai-vos, estamos prestes a superar a parte mais difícil. Já chegamos à conclusão de que nosso pai nos ama e de que está nos aguardando.
Sl. 97:12 - Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores em memória da sua santidade.
Jesus era alegre, pois Ele sabia de onde era, para que veio, para onde ia e o que O aguardava.
Essa também deve ser a nossa postura.
Não somos vacilões. Nem maria vai com as outras. Temos um Pai, uma identidade e um destino.
4ª Característica
Amigo de Deus - Não somos deste mundo e não devemos ser, pois quem se torna amigo deste mundo se tornará inimigo de Deus. Não nos conformemos com este mundo, não entremos nessa forma, é melhor ser quadrado do que redondo, quadrado é mais difícil de enrrolar.
5ª Característica
Servo de orelha furada - Somos missionários, estamos aqui com um propósito definido e específico, que é exatamente, SALGAR(gerar sede) e ILUMINAR (dissipar as trevas).
Mostrar ao mundo o amor e a paz que ele não tem e nem conhece.
6ª Característica
Habitante do Céu – É que no final de tudo, quando se estabelecer a nova terra e o novo Céu, nós os escolhidos estaremos reinando com o Senhor, onde ele estiver nós também estaremos com Ele. Não nos esqueçamos, Ele disse: “vou vos preparar lugar, para onde eu estiver, estejais vós também...

7ª Característica

Sacerdotes com toda roupagem – Nós verdadeiramente O representamos sobre a face da terra, através daquilo que lhE é mais peculiar, o AMOR.
Cuidado igreja!! Teve um grupo que não conseguiu, eles tinham poder mais não tinham o que realmente representava Deus, o Amor.
Mt. 25:31-46
Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
Creio que podemos associar esse texto com anterior, é aqui que eu falo sobre o grupo que tinha poder mais não tinha amor.
Mt. 7:22-23 -Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Ele disse que seríamos conhecidos como seus discípulos quando nos amassemos uns aos outros.
Que deveríamos ser simples como a pomba,( isso não quer dizer, insignificante) mais prudente como a serpente. Essa criatura leva dias e dias esperando para pegar sua presa, mas quando faz, tem certeza do que está fazendo e dificilmente erra.
Portanto precipitação não é uma arma que devemos usar.
Mt.10:16 - Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. 

Conclusão. 

IPe. 2: 9 – 12 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. 
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma, tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 
ICo. 2:9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.




























 

Como Provar os Espíritos!!

Como Provar os Espíritos

A.W.Tozer
Adaptado por Pr. Braga – Março - 2010
1 João 4:1-8

Nossa relação e a nossa atitude com nossos irmãos cristãos é o teste definitivo que mostra na realidade nossa verdadeira experiência com Deus. 
O cristão sincero, depois de um notável encontro espiritual, pode às vezes afastar-se de seus irmãos na fé, e desenvolver um espírito crítico.
Ele pode estar sinceramente convencido de que sua experiência é superior que se acha agora num estado de graça, e que os membros de sua igreja não passam de uma multidão mista sendo ele o único e legítimo filho de Abrãao.
Ele pode esforçar-se para mostrar paciência com esses indivíduos mundanos, mas sua linguagem suave e sorriso de condescendência revelam sua verdadeira opinião sobre eles - e sobre si mesmo.
Este estado de mente é perigoso, e tanto mais perigoso porque pode justificar-se através de fatos.
O irmão teve uma experiência notável; ele recebeu orientação maravilhosa sobre as Escrituras; ele entrou numa terra esplêndida que lhe era desconhecida antes.
Pode ser também facilmente verdade que os cristãos professos de suas relações serão mundanos, apáticos, sem qualquer entusiasmo espiritual.
Ele está enganado, mas não são os seus fatos que provam isso, mas a sua reação aos fatos é carnal. Sua nova espiritualidade tornou-o menos amoroso. Menos Cristão.
Lady Juliana uma missionaria inglesa nos conta como a verdadeira graça cristã influi em nossa atitude para com nossos semelhantes:
"Pois, acima de tudo, a contemplação e o amor do Criador diminuem a alma a seus próprios olhos, e a enchem de temor reverente e sincera humildade;
Como disse Paulo: “O viver para mim é Cristo” ou então como disse João: “Que Ele cresça e que eu diminua”
manifestando abundância de sentimento amoroso em relação aos irmãos em Cristo". Devemos tratar nossos irmãos como superiores a nós...
Qualquer experiência religiosa que deixe de aprofundar nosso amor pelos outros pode ser com certeza descartada como falsa. 
O apóstolo João faz do amor por nossos companheiros cristãos um teste de verdadeira fé:
"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizarem o nosso coração" (I Jo 3:18,19). Tenho uma ilustração de alguem que exemplificou bem isso: - Em 1849, Jenny Lind, famosa como "o rouxinol sueco", estava cantando num teatro de Londres quando um bêbado entrou sem ser notado. No meio do programa, ele se encaminhou furtivamente para o palco, exclamando: - Minha Jenny, minha querida Jenny! Fale comigo e diga-me que se lembra. - Coloquem-no para fora! Coloquem-no para fora! - gritou o auditório, incomodado com a interrupção. Alguém, afobado, já se encontrava no palco, pronto para agarrar o intruso bêbado, quando Jenny interveio. - Por favor, não o expulsem. Quero ouvir o que ele tem a dizer. Dirigindo-se ao homem alcoolizado, ela perguntou com voz compassiva o que ele queria. Então, repentinamente, ela o reconheceu e exclamou: - Max Bronzden, meu primeiro e mais leal amigo! Jenny explicou à platéia que aquele homem era Bronzden, a primeira pessoa que lhe havia plantado no coração o desejo de tornar-se cantora.
- Ainda não é tarde demais, meu amigo - disse ela, encorajando-o. - Deixe de ser um vagabundo e torne-se um homem digno. Bronzden nunca mais se esqueceu daquela noite.
Anos depois, falando sobre a reação da platéia diante das palavras de Jenny, ele disse: "O teatro ficou silencioso como um cemitério; depois, repentinamente, explodiu em ruidoso aplauso. Saí daquele lugar como um novo homem, cheio de aspirações e ânimo, e nestes anos todos, desde aquela noite, tenho sido vitorioso sobre o pecado, com a ajuda de Deus!" Que maravilhoso testemunho'! Que mudança pode Deus produzir em uma vida por Seu Espírito!
Igualmente maravilhoso, porém, é o fato de que Deus com freqüência usa seres humanos, você e eu, como catalisadores para operar esse tipo de mudança. Catalisador é um agente que produz uma significativa mudança que de outro modo não ocorreria.
Hoje poderemos encontrar alguma alma que necessita de mudanças em sua vida.
Será que Deus nos encontrará dispostos a ser catalisadores em Suas mãos para produzir uma transformação?
E de novo: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor" (I Jo 4:7,8).
Lembra do texto: Mt. 25 - porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
À medida que crescemos na graça, crescemos em amor para com o povo de Deus.
"Todo aquele que ama ao que o gerou, também ama ao que dele é nascido" (I Jo 5:1). Isto significa simplesmente que se amarmos a Deus iremos amar também a seus filhos.
Toda verdadeira experiência cristã irá aprofundar nosso amor pelos demais irmãos.
Lembra da ilustração da garotinha carregando o outro garotinho- "Esse garoto não é muito pesado para voce carregar minha filha? Não meu senhor, ele é meu irmão".
Devemos então concluir que tudo o que nos separa pessoalmente, ou no coração, de nossos irmãos em Cristo, não vem de Deus, mas pertence à carne ou ao diabo.
E, de maneira oposta, tudo o que nos leva a amar os filhos de Deus vem provavelmente de Deus. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13:35). 
Uma outra ilustração para nos fazer entender melhor tudo isso:
O Cimento do Amor Quando o salão do prédio onde a igreja se reúne foi construído foram usados centenas de tijolos.
Um em cima do outro. Sem estes tijolos não teríamos este salão. Podemos até dizer que o tijolo é a matéria prima da construção numa edificação como esta.
Mas, para levantar estas parede, só é preciso de tijolos? Pode imaginar dezenas de tijolos um em cima do outro.
O que mais é preciso? Cimento.
Pode imaginar estas paredes aqui, um tijolo em cima do outro, centenas de tijolos ao seu redor, mas sem cimento? Ou com cimento de má qualidade?
Nós somos os tijolos que Jesus usa para construir sua igreja. A palavra até nos chama de "pedras". 1 Pedro 2:5 diz "também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual… "
Cada um de nós somos a matéria prima da edificação da Igreja de Jesus. Mas, há um material fundamental que nos mantém juntos - o amor.
Este amor é o que? É a paciência, a consideração, a confiança um no outro.
Sem o cimento do amor, todas estas pedras um dia caem.
Basta o inimigo bater um pouco na parede que ela cede. Ele bate um pouco mais e ela vai ao chão.
Na verdade, o cimento que liga dois tijolos aqui em baixo na parede, é tão importante quanto o cimento e os tijolos ligados ali em cima. De fato, todos os tijolos desta parede estão de certa forma em contato com todos os outros. Todos dependem, uns dos outros - como nós dependemos uns dos outros.
Quando nós começamos a brigar, a discutir, a medir ou até retirar nosso amor uns dos outros, o que é que acontece? A parede começa a ceder. Alguns tijolos começam a cair. Basta uma rachadura aqui, e outro ali, e outro ali, e em pouco tempo, a casa toda cai. Por outro lado, basta que o cimento que segura os tijolos seja bem feito, bem forte, e todos ficam juntos. Podem resistir qualquer investida do inimigo.
Você não tem que segurar todos os irmãos na igreja.
Você não tem que visitar todos. Mas, você tem que amar pessoalmente aqueles que Deus colocou próximo de você. Tem que tratar todos com a mesma consideração.
Tem que amar igualmente todos. Mas, haverão alguns, bem próximos de você que você terá que ter um amor muito forte para eles.
Elas podem ser próximos porque são da sua casa, ou do seu pequeno grupo, ou da sua área de serviço na igreja.
Ou, pode ser que é com eles que você se acha em constante atrito.
Seja qual for o motivo, são os tijolos que Jesus, o grande construtor desta casa, colocou próximo de você.
Ame eles, com o mesmo amor que você ama a Jesus.
E, a igreja dEle ficará bem forte para sempre.
Quando falamos uns com os outros, vamos falar como quem está falando com o próprio Senhor Jesus.