quarta-feira, 15 de julho de 2009

Reconstruindo o Muro !!

Neemias - 6 - 1 : 17

1 Sambalá, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que nós havíamos terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssemos colocado os portões nos seus lugares.

2 Então Sambalá e Gesém me mandaram um recado.(recadinhos do diabo eles sempre virão) Eles queriam que eu fosse me encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era me fazer algum mal.

3 Aí eu mandei mensageiros a eles com o seguinte recado:

– Eu estou fazendo um trabalho importante(esses recadinhos só virão quando estamos fazendo algo de importância para o reino) e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês.

4 Eles me mandaram o mesmo recado quatro vezes, e eu mandei sempre a mesma resposta.(determinação, firmeza)

5 Então Sambalá me mandou o quinto recado, e este veio por escrito.

Era uma carta e foi trazida por um dos empregados de Sambalá.

6 A carta, que estava aberta, dizia:

“Gesém me disse que entre os povos vizinhos está correndo um boato. Dizem que você e os judeus pretendem fazer uma revolução e que é por isso que estão reconstruindo a muralha.

Ele disse também que o seu plano é se tornar o rei deles e que você já arranjou alguns profetas para dizerem em Jerusalém que você é o rei de Judá. O rei Artaxerxes certamente vai saber disso, e por isso proponho que nós dois nos encontremos para conversar a respeito dessa situação.”

8 Eu mandei a seguinte resposta:

– Nada do que você está dizendo é verdade. Foi você quem inventou tudo isso.

9 O que eles queriam era nos meter medo para não continuarmos o trabalho.

“Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças!”

10 Nessa época, Semaías, filho de Delaías e neto de Meetabel, estava proibido de sair de casa, e por isso fui visitá-lo.

Ele me disse:

– Nós dois precisamos nos esconder juntos no Lugar Santo, no Templo. E vamos fechar as portas porque eles virão matar você. Sim, qualquer noite destas eles virão matá-lo.

11 A isso respondi:

– Eu não sou do tipo de homem que foge e se esconde.

Você pensa que eu tentaria salvar a minha vida me escondendo no Templo? Eu não vou fazer isso, de jeito nenhum.

12 Quando comecei a pensar nesse assunto, compreendi que Deus não havia falado com Semaías e sim que Tobias e Sambalá haviam pago a ele para me dar aquele conselho. (discernimento de espírito, Deus dar aos seus filhos que estão na batalha)

13 Eles lhe deram dinheiro para me fazer ficar com medo e assim pecar.

Aí eles poderiam acabar com o meu bom nome e me humilhar. (irmãos vamos zelar pelo nosso bom nome de cristãos, em tudo que nos diz respeito).

14 “Ó meu Deus, lembra do que Tobias e Sambalá fizeram e castiga-os. Lembra também da profetisa Noadias e dos outros profetas que tentaram me fazer ficar com medo.”

15 As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco do mês de elul, depois de cinqüenta e dois dias de trabalho.

16 Então os nossos inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do nosso Deus.

17 Durante esse tempo, as autoridades dos judeus haviam escrito muitas cartas a Tobias e haviam recebido várias cartas dele.

18 Muita gente de Judá estava do lado de Tobias porque ele era genro de um judeu chamado Secanias, filho de Ará. Além disso, o seu filho Joanã havia casado com a filha de Mesulã, filho de Berequias.

19 Na minha frente, falavam das boas coisas que Tobias havia feito e contavam a ele tudo o que eu dizia. E Tobias continuou a me mandar cartas para ver se conseguia me fazer ficar com medo.

Introdução

No inicio deste livro temos Neemias numa conversa com o rei sobre estado de Jerusalém, após obter autorização do rei Artaxerxes para a reconstrução dos muros de Jerusalém, chega a Jerusalém que estava destruída, durante a noite ele sai pelas ruas para avaliar a situação, quando retorna ele reúne os homens de Jerusalém e declara seus planos, imediatamente seus planos são aceitos e a obra começa.

Porque era tão importante reconstruir os muros?

Resposta: ( fique atento porque isso diz respeito a minha casa e a sua casa)

Sem os muros não havia separação dos inimigos, com os muros rachados a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saiam a hora que queriam, seu paganismo, sua idolatria continuavam dentro dos muros de Jerusalém, Neemias então diz:

"edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha. 2:17". (isso serve muito bem pra nos também hoje)um cristianismo que tem gerado algumas frases tipo: ...”e é porque é crente”. “não fazemos negócios com crente.”

Assim como os muros de Jerusalém foram destruídos varias vezes e reconstruídos varias vezes, assim será conosco se assim for necessário.

Mas bom mesmo é se não houver necessidade desse processo, pois é doloroso, desgastante, e perderemos muito tempo no levantar novamente, por isso a recomendação:

Ico.10:12-13 Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. 13 As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.(NTLH) Ico.10:12-13 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.(NTRA)

Com os muros erguidos a cidade se fortalece e os inimigos ficam do lado de fora, em Neemias6:15 lemos que a obra acabou em 52 dias.

Poderíamos parar por aqui, adorar a Deus pela vitória que foi dada ao seu povo, a história estaria terminada, e Deus continuaria sendo glorificado, porém, as coisas não são bem assim.

Tem todo um contexto muito interessante que precisamos conhecer, para mais uma vez entendermos como Deus age com seus filhos.

A reconstrução foi feita, mas como foi feita? diante de muita oposição, porventura há alguma coisa que nos propomos fazer que venha glorificar a Deus, que não tenha oposição? Você conhece a historia de Paulo de Tarso?.

Quero recomendar a você IICo.11:21-29 - E também o texto que fala daqueles homens dos quais o mundo não era digno? (Hb.11:38 - Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos,

maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

Muitos de nós já estão livres do pecado que tão de perto nos assediava, mas essa separação do pecado e do mundo precisa continuar, precisamos estar determinados nesse objetivo. Como Paulo. Ele disse: ...sede meus imitadores, como sou de Cristo...ICo.11:1

Vejamos como Neemias venceu os gigantes nessa batalha de reconstruir os muros:


1. Para reconstruir os muros Neemias enfrentou o escárnio ( Neemias 4:1-3).

Escárnio – Zombaria, menosprezo, desprezo, desdém.
a. Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é o descaso, e foi essa a primeira que ele usou contra Neemias.

Vejam o que as pessoas diziam:
Judeus fracos, (crente fraco) (v.2).

- Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros. Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? Acha mesmo que pode me desafiar mulher, homem

- Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês, para que vão oferecer sacrifícios a esse Deus? Hoje:

Vocês são bobos, estão perdendo tempo, a mocidade, vocês estão deixando de gozar a vida por causa do que está escrito em um livro? Vocês são tolos?

Irmãos não esqueçamos de Mt.4:1-11 (Vs.8-10) - Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar. Jesus respondeu: Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam:

“Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.”

Pedras queimadas (v.2).Muro tinha sido incendiado, tijolos sofreram ação do fogo.

- Quando as pedras calcarias são queimadas elas se tornam muito moles e perdem a durabilidade, então Sambalate com os seus amigos diziam este muro vai cair logo não vai durar, até uma raposa derrubará seu muro, vocês estão perdendo seu tempo, desistam nós somos mais fortes do que vocês, vamos entrar a qualquer hora aí.

Provocavam a ira (v.5).

- Enquanto os homens estavam trabalhando para reconstruir seus muros o inimigo lá estava, provocando, tentando desviar suas atenções da obra, tentando irritá-los a tal ponto que desistissem de tudo.

- Muitas vezes em nossas vidas nós estamos querendo levantar os muros, talvez você está aqui hoje dizendo: Vou consertar os muros da minha vida como disse o filho pródigo "Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai",

talvez você esteja aqui hoje dizendo: vou confessar o meu pecado, como fez o filho pródigo "pequei contra o céu e diante de tí“.

Pode ter certeza que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai dizer que você é muito fraco para fazer isso, você não tem coragem, Deus não está se importando com você, você já caiu uma vez vai cair de novo.

Quando alguém está querendo viver uma vida que agrada a Deus ele vai ter resistência, vai ser motivo de zombaria. Isso é reconstruir muros, e vida de excelência, isso é veredas antigas.

Muitas vezes quando um jovem declara que sente o chamado para o ministério os seus “amigos” vão rir dele. Isso é reconstruir muros, é vida de excelência, isso é veredas antigas.

Muitas vezes quando alguém está querendo voltar atrás e colocar padrões morais em sua vida ele vai sofrer perseguição. Isso é reconstruir muros, é vida de excelência, isso é veredas antigas.

Quando um jovem ou uma jovem diz que resolveu fazer corte, sofre oposição até dentro de casa, dos pais e dos irmãos. Mas Isso é reconstruir muros, e vida de excelência, isso é veredas antigas. Vale a pena.

Sabe porque muitas vezes nós encontramos nas igrejas jovens que estão isolados pelos cantos com poucos amigos, e até muitos que se afastaram?

É por que estão ou estavam querendo levar sua vida espiritual a sério e foram motivos de chacotas.

Fique firme!

Neemias não confiava em sí mesmo porém dizia "O Deus do céu é quem nos dará bom êxito" lembre-se das palavras de Paulo em (Fil. 4:13) "Posso todas as coisas naquele que me fortalece".

A vontade de Deus é a nossa santificação, e de acordo com Pedro temos que adicionar à nossa fé a perseverança, não dê ouvidos ao inimigo mas prossiga em sua obra de restauração, e não desanime, pois assim fez Neemias e o povo, com ânimo fecharam os muros até a metade (Neemias 4:6).

Mas não foi somente escárnio que Neemias sofreu na reconstrução dos muros...

2. Para reconstruir os muros Neemias sofreu ataques do inimigo (Neemias 4:7-8).

a. O inimigo uniu forças (v.8).
i. Os arábicos eram liderados por Gesém (Neemias 2:19).
ii. Os amonitas eram liderados por Tobias (Neemias 2:19).
iii. Os asdoditas (Filisteu) provavelmente foram incitado por Sambalá.
b. O inimigo agora quer o confronto (v.8).

O crime é organizado desde essa época.

i. O inimigo viu que o escárnio não havia funcionado.
ii. Os muros já estavam até a metade, não podiam esperar mais pelas raposas.
iii. Teriam que atacar e o ataque seria secreto (4:11).
c. Como reagiu Neemias aos ataques do inimigo?
i. Com oração (Neemias 4:9).

Estando preparado para o ataque (Neemias 4:9).
- distribuiu o povo (4:13).
- armou o povo (4:13).
- elaborou um plano:
- metade trabalhava a outra metade vigiava (4:16). Você conhece aquela expressão, com um olho vigia o peixe e com outro vigia o gato, pois é...
- os carregadores, uma mão com espada e a outra com a carga (4:17).
- os edificadores traziam a espada na cinta (4:18). Essa precisa ser a nossa postura também hoje, a trombeta pode soar a qualquer momento, não para batalha, mas para o arrebatamento, na batalha estamos desde que fizemos a nossa decisão por Jesus.
- Todos estavam prontos (4:23).

Vigiando (Neemias 4:21).

Não se descuidando (Neemias 4:22-23).
- Ao que tudo indica muitos judeus não passavam as noites na cidade , mas voltavam para suas aldeias, e essa atitude além de tomar tempo precioso também fazia com que a cidade ficasse desprotegida à noite, e desta feita exposta aos ataques inimigos.

Neemias então orienta o povo a ficar na cidade e trabalhar o dia e servir de guarda durante a noite.

Sendo sábio (Neemias 6:1-4).

O inimigo é muito astuto, usa de várias estratégias, muitos truques sujos, para nos afastar da obra do Senhor, precisamos de sabedoria vinda de Deus para podermos enfrentar o inimigo, precisamos estar preparados (I Pedro 5:8-9).

O vale de Ono ficava a aproximadamente a uns 32 Km de Jerusalém, a intenção de Sambalá e seus amigos era afastar Neemias da obra para que na sua ausência atacassem a cidade e até mesmo com a intenção de matá-lo no vale.

A estratégia do inimigo é sempre afastar o líder.

Desestabilizar o líder.

Desmoralizar o líder.

Desacreditar o líder.

Fazer com que o líder perca a confiança.

E isso pode ser feito de muitas e variadas maneiras.

- De acordo com o relato quatro vezes o mesmo pedido quatro vezes a mesma resposta.

Neemias considerava a sua obra mais importante que qualquer outra coisa, e ele não queria jogar seu precioso tempo fora.

Esse é o segredo, a obra que estamos fazendo é muito importante, é algo que foi confiado a pouquíssimos seres humanos.

O inimigo não vai desistir de nos tentar, ele fez isso com Jesus (Mt.4:1-11), imagina né pobre mortal!

- Satanás vai nos fazer convites para nos desviar da obra do Senhor, ele vai insistir, colocará em nossos caminhos os mais apetitosos manjares, jovens vocês serão convidados aos prazeres da mocidade, se não considerarmos a obra de Deus como prioridade iremos aceitar o convite, Neemias disse:

"Estou fazendo grande obra".

Ou você é apenas um pastor de uma igrejinha ali no Jundiaí, ou um líder de célula ali no Raul balduino, ou líder de um ministério infantil de poucas crianças?

Não meu irmão, você esta fazendo uma grande obra, que no momento ainda parece pequena, mas creia, é uma grande obra.

Não foi somente escárnio e ataques que Neemias sofreu.

3. Para reconstruir os muros Neemias foi caluniado (Neemias 6:5-9).

a. Mais uma investida para afastar Neemias da obra, dessa vez foi a calúnia, a carta foi lida em público com o objetivo de:

Talvez fazer com que ele fosse até Ono para esclarecer os fatos, e assim a obra seria interrompida.

Minar sua autoridade, dizendo que ele havia comprado os profetas para falarem dele ao povo e proclamá-lo rei.

Quando estamos querendo arrumar nossas vidas diante de Deus, quando estamos querendo erguer novamente os muros da separação do mundo, do pecado e vivermos uma vida santa e que agrada a Deus, Satanás vai nos caluniar, nos jogar uns contra os outros, usando pessoas para julgar nossos motivos e intenções. Não desanime pois "Deus fortalecerá suas mãos".

Neemias sofreu escárnio, ataques, calúnia e também Traição.

4. Par reconstruir os muros Neemias foi traído (Neemias 6:10-13).

O profeta diz a Neemias: Deus me revelou que os inimigos vão tentar te matar ainda esta noite, vamos pois ao templo e nos escondamos lá.

Neemias conhecia seu Deus e sabia que Ele não iria dar uma profecia que contrariasse a lei de Moisés, um leigo se refugiando no templo.
c. Quando alguém está andando com Deus e conhecendo a sua palavra ele não vai dar ouvidos a falsos profetas e a falsas doutrinas (Heb. 4:12;5:14).

5. Conclusão

a. Assim em meio a zombaria, ataques, calúnia e traição a obra foi concluída em
52 dias.

b. Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrerá ataques.
c. Lembre-se esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja.
d. Tenha sempre em mente esta grande verdade: “Deus dos céus é quem nos dará bom êxito.” Estou fazendo, ou faço parte de uma grande Obra.

Deus seja Louvado!!

Perfil do Homem Espiritual!!

Gálatas 6:1-Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.

Introdução.

A leitura de Gálatas 6:1 nos mostra o que somos, e quem somos.

Contudo, o conceito de espiritualidade varia entre os diferentes grupos cristãos.

Em alguns círculos, as pessoas desinibidas, que falam com facilidade sobre a Bíblia são consideradas espirituais; outros aceitam a exuberância ruidosa tipo, o tom de voz, a forma de falar, o orar alto como sinal de espiritualidade; e, em outros ministérios o homem, ou a mulher que ora primeiro, que ora mais tempo, mais alto, obtém a reputação de ser o mais espiritual da igreja. Atenção!!

Um testemunho vigoroso, orações freqüentes e altos louvores podem ser inteiramente coerentes com a espiritualidade, mas é importante compreender que estas coisas não a constituem em si mesmas, nem provam que essas afirmações são verdadeiras.

Observemos algumas características que devem estar presentes na mulher

e no homem espiritual:

Primeiro ele não é um pecador querendo ser santo, ele é um santo lutando para não pecar, portanto ele estará sempre em alerta.

Em seguida o desejo de santidade, vem antes que o de felicidade.

O homem pode ser considerado espiritual quando quer ver a honra de Deus promovida através da sua vida, mesmo que isto signifique que ele próprio deva sofrer danos ou perda temporária.

Novamente eu busco em Paulo o apoio referencial, citando alguns momentos que envolveram esse homem espiritual, tais como:

IICo. 11:16-33; IICo.4:8-9 e em seguida, ICo.11:1; Fp.3:17.

IICo. 11:16-33 - Outra vez digo: ninguém me julgue insensato ou, então, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. 17-O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas, como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. 18-Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.

19-Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. 20-Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto...

21-Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas, no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo), também eu tenho ousadia.

22-São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu. 23-São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. 24-Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um... (196 varadas)

25-três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26-em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27-em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.

28-Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

29-Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?

30-Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 31-O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 32-Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem, 33- e fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.

Ele nos conforta quando diz:

IICo.4:8-9 - Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8-Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;

9-perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.

E arremata dizendo:

ICo.11:1 - Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.

Fp.3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

O homem espiritual não terá dificuldades em levar a sua cruz. É bom que saibamos que não há possibilidade de sermos espirituais sem carregar a cruz.

Que fique bem claro aqui também que estamos falando da velha cruz e não da nova. Aprendamos diferenciar: A velha cruz matou todos os homens; a nova cruz os entretêm. A velha cruz condenou; a nova cruz diverte. A velha cruz destruiu a confiança na carne; a nova cruz promove a confiança na carne. (A. W. Tozer )

Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação com um suspiro e dizem que é a sua cruz, (alguns dizem que é sua mulher, outros que é um filho...) esquecidos de que essas coisas sobrevêm igualmente ao santo e ao pecador.

A diferença ta na administração e no tempo.

Irmãos amados é com muita luta que seremos salvos.

Vejamos os textos sobre isso:

Mt.11:12 - Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Hb.4:11 - Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevém como resultado da nossa obediência a Cristo. Nós precisamos dela, cada um tem a sua, e todas são diferenciadas uma das outras. (Com essa ilustração deixaremos um pouco mais claro)

Uma estória diz como foi que os pássaros criaram asas.

Diz que eles haviam sido criados sem asas. Depois, Deus fez as asas e as colocou diante deles, dizendo: “Venham, peguem esses pesos e os carreguem.”

Os pássaros até então possuíam belas plumagens e doce canto; gorjeavam belamente, e suas penas cintilavam ao sol; mas não sabiam o que era voar.

A principio, hesitaram ante a ordem de apanharem aqueles pesos e os carregarem, mas logo obedeceram; pegaram as asas com o bico, e puseram-nas nos ombros, para melhor carregá-las.

Durante algum tempo, o fardo pareceu-lhes muito pesado e difícil, mas, de repente, quando iam carregando os pesos, suas pontas dobradas sobre o coração, as asas grudaram-se-lhes nas costas, e logo descobriram que podiam utilizá-las, e foram levantadas por elas nos ares.

Os pesos se tornaram em asas.

Lição: O Senhor nunca nos dará um “peso”, que não redunde em bênçãos para nós os seus filhos.

Esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das conseqüências.

Ainda mais, o cristão é espiritual quando vê todas as coisas do ponto de vista de Deus.

É possível?

É possível sim.

Aqui você tem uma oportunidade de ouro, de dizer em alto e bom som,

“...tudo posso nAquele que me fortalece.”Fp.4:13.

Você sabe o que vem antes dessa frase?

10-Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

11-Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12-Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. Pois é, é no final desse texto que se encontra o tão propalado versículo:

...TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE...

Na vida do cristão espiritual também tem diversidade de problemas, e alguns básicos, tudo visando o seu próprio amadurecimento.

Recomendo o “livro em meus passos o que faria Jesus.”

A capacidade de pesar todas as coisas na balança divina, e de atribuir-lhe o mesmo valor atribuído por Deus, é sinal de vida cheia do Espírito.

Outro desejo que caracteriza o homem espiritual é morrer com retidão antes que viver no erro.

Lembre-se, você não é um pecador querendo ser santo, você é um santo lutando para não pecar. Que tem uma Palavra de Deus que diz: ...Sede santo como é Santo vosso Pai que está no Céu...

O desejo de ver outros progredirem por meio dele é outra característica do homem espiritual.

Gosta de ver outros cristãos crescendo, e fica feliz quando eles são promovidos, porque ele sabe que vai chegar a vez dele, se assim Deus permitir. Ele conhece o seu Deus.

O homem espiritual habitualmente faz julgamentos segundo a eternidade, e não julgamentos temporais. Ele não se move pelo que ver, mas pelo que crer.

Não esqueçamos:

A velha cruz matou todos os homens; a nova cruz os divertem. A velha cruz condenou; a nova cruz é festa. A velha cruz destruiu a confiança na carne; a nova cruz promove a confiança na carne.

A nossa cruz é a velha irmãos!!

Deus Seja Louvado!!