terça-feira, 14 de julho de 2009

DEUS NÃO DESISTE DE NOS USAR!!

Deus não desiste de nos usar.


Êxodo 3.1 - Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro,o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até omonte Sinai, o monte sagrado.
Êxodo 4.13-17
- Não, Senhor. Por favor, manda outra pessoa.
Então o Senhor ficou irritado com Moisés e disse:

Por acaso Arão, o levita, não é seu irmão? Eu sei que ele tem facilidade para falar.

Além disso, ele está vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo. Você falará
com Arão e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei a falar e direi o que vocês devem fazer. Arão falará ao povo em seu lugar. Ele será o seu representante e falará ao povo por você. E você será como Deus para ele, explicando o que ele deve dizer. Leve este bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres. Após a leitura deste texto você ainda tem alguma duvida da soberania de Deus, de quem é Deus, do que ele é capaz, do que está no Sl. 139 é verdadeiro?

Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas.

Em qual momento foi escrito? Pouco antes da entrada de Israel na terra prometida.

Por quê foi escrito? Porque os israelitas precisavam ser preparados para entrar na terra

prometida e nas promessas da aliança.

Por que você acha que temos esse legado chamado Bíblia? Porque Deus não queria que essa

parte da historia dele passasse em branco, para que ele não fosse esquecido? Não.

Simplesmente porque somos co-herdeiros em Cristo da vida eterna, e sem esses

ensinamentos nunca conseguiríamos tomar posse do que é nosso por direito conquistado na

cruz do calvário. Lembra da fala daquela nossa irmã na Rússia? (....)

Para quê foi escrito? Para orientá-los a adorar somente a Deus (que os libertou do Egito e os conduziu pelo deserto); para especificar os termos do relacionamento entre o Deus santo e o seu povo; e, para preservar por escrito as palavras da aliança.

Você acha que é diferente conosco? Não, nunca, a quem muito lhe é dado, muito lhe será exigido. Ou você acha que o que temos é menor do que foi dado a eles? João 3:16

Você conhece o peso disso aqui? Nós somos exatamente o que descreve o judeu convertido chamado Pedro, na sua primeira Epistola. I Pe. 2:9-10 -Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. (Nunca esqueça disto meu irmão)

Tempo do relato bíblico: Tempo de Moisés.

Assunto principal do texto em questão: O chamado de Moisés.

Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta: Apesar dos nossos fracassos anteriores, de nossas deficiências pessoais e nossos medos, Deus insiste em nos usar. Porque Ele é soberano nas suas decisões, Ele é o que capacita e O mesmo que habilita.

DEUS INSISTE EM NOS USAR!

E por que Deus insiste em nos usar, apesar de sermos tão deficientes?

Ele não desiste de nos usar pelos seguintes motivos:

PORQUE DEUS É SOBERANO

(É dEle o querer e o realizar).

Gostamos de pensar que Deus é Soberano (“Deus está no comando”), mas não gostamos de admitir que Deus, em sua Soberania, pode forçar alguém a fazer algo que não quer fazer!

Se Ele julgar necessário, Deus força, sim!

Depois que me deparei com estes textos fui obrigado a mudar de idéia.

Ele é o único que chama a existência o que não existe como se existisse.

Você acha que sem Deus é alguma coisa?

Veja isto:

Certa Faculdade de Engenharia Agrícolas fez uma pesquisa das coisas essenciais empregadas na produção de 100 alqueires de milho em meio hectare de terra. (2Km x2Km). Descobriu-se que o homem contribui apenas com muito pouco, ou seja: o trabalho de preparar o terreno, plantar e colhe-lo; enquanto que Deus participa com muitas coisas, como por exemplo: cerca de 1.800.000 litros de água3.200 litros de oxigênio2.400 lts. de carbono8.000 lts. de monóxido de carbono - 73 kg. de nitrogênio57 kg. de potássio-

18 kg. de fósforo34 kg. de enxofre23 kg. de magnésio23 kg. de cálcio908 gramas de ferro alem de pequenas quantidades de iodo, zinco e cobre. Cem alqueires de milhos! de quem são? Quem os produziu?

Lição: Tudo pertence a Deus, contudo ele nos entregou tudo, requerendo de nós o retorno de apenas um décimo, e ainda sobre promessa de sobre aquele que o fizer receberá dEle bênçãos sem medida

Foi Ele quem abriu o Mar vermelho

Foi Ele que fez a jumenta falar

Foi Ele que ordenou que a baleia engolisse Jonas e o transportasse para o lugar de origem

Ele fez o Sol e a Lua parar por mais de 12 horas a pedido de um homem chamado Josué

Ele fez com que não chovesse numa região por 3 anos e 6 meses a pedido de um outro homem chamado Elias.

Quer mais?

Ele é o Criador de tudo isso que falamos

Base para afirmar que se Ele quiser Ele obriga sim.

Êxodo 3.19-20 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte. Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir. (Eu sei que, se o rei do Egito não for obrigado, ele não deixará vocês irem embora. Por isso eu vou usar o meu poder e fazer coisas terríveis para castigar os egípcios. Depois disso o rei deixará que vocês saiam do Egito. (NTLH))

Filipenses 2.13 - Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. (Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. (NTLH)

II Coríntios 5.14 - Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. (NTRA)

Fundamentação:

Jó 42.2- “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (VTRA)

Ilustração: A história de Jonas (como Deus fez com que ele chegasse a Nínive).

Aplicação: Deus tem um chamado pessoal para você Rom. 8.30- Assim Deus chamou os que

havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou,

mas também repartiu a sua glória com eles. Uma missão que somente você, com sua

experiência de vida e seus contatos pessoais, pode realizar.

Não espere que Deus o force a cumprir suas ordens.

Seja obediente e aceite os desafios de Deus.

DEUS NÃO DESISTE DE NOS USAR!

Seria tão bom para nós se pudéssemos dizer para Deus: “Eis-me aqui, meu Soberano

Senhor!”.

PORQUE DEUS DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA.

Seria tão sem graça a história de Moisés se ele tivesse se negado a voltar ao Egito.

Seria apenas a história de um menino que nasceu para ser grande e terminou a vida como um

assassino foragido, apascentando ovelhas que nem eram suas.

Deus quer completar a nossa história, dar-lhe um sentido maior. (O Salmista um dia ousou

perguntar:)

Sl. 39.4 - Ó Senhor Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida. Quando é que vou morrer?” (Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. (VTRA))

Jesus não nos livrou da escravidão do pecado para vivermos como medíocres egoístas, num eterno estado de esquenta banco de igreja, com um chapéu de pedinte na mão (sem experimentar o poder de Deus em nós e através de nós).

O Poder que aquele homem tentou comprar com dinheiro dos apóstolos

(Rm. 8:18-19) Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João, dizendo: – Quero que vocês me dêem também esse poder. Assim, quando eu puser as mãos sobre alguém, essa pessoa receberá o Espírito Santo.) nos foi dado de graça, já imaginou que privilegio? ( Extasiado o Salmista diz:)

Salmo 8.3-8 Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares – que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?

No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei.

Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar.

Sl. 8:3-9 - Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres. E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. (VTRA

A sua morte nos trouxe vida.

Ef. 2.4-7 - Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.

Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.

Vida em abundância.

João 10.10 - O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.

Deixe Deus completar a sua história.

DEUS INSISTE EM USAR VOCE E A MIM!

Diga agora para o seu SENHOR: “Sim! Usa-me para Sua glória!”.

PORQUE DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO.

João 3.16.

Mortes que poderiam ser evitadas no mundo:

Milhares de pessoas, seres feitos a imagem e semelhança de Deus partem para a eternidade a cada minuto por mortes através de: AIDS – Violência – Fome – Divorcio – Suicídio

AIDS - Novas estimativas globais baseadas em recentes pesquisas foram divulgadas hoje e mostram que cerca de 40 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV/Aids, incluindo estimadas 2,5 milhões de crianças com menos de 15 anos. Cerca de 5 milhões de pessoas foram infectadas em 2003 e mais de 3 milhões morreram neste ano. "A taxa de mortes por HIV/Aids é agora de 8.000 por dia e está crescendo."

Violência - A cada ano quase 800 mil pessoas morrem no mundo em conseqüência da violência, e destas, mais de 500 mil perdem a vida devido à criminalidade em lugares onde não há guerra, segundo um estudo das Nações Unidas apresentado hoje.

Fome –O “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2004”, relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), divulgado no dia 8 de dezembro, concluiu que morrem de fome, anualmente, pelo menos 5 milhões de crianças no mundo, o que dá uma média de um óbito a cada 5 segundos. Ou seja, desde que você começou a ler este parágrafo já morreram duas crianças de fome, pelo menos.

Mais de 20 milhões de crianças nascem com o peso abaixo dos padrões mínimos, correndo maior risco de morte durante a infância.

814,6 milhões de famintos nos países em desenvolvimento (como China, Bolívia, Angola...)

28,3 milhões de famintos em países de transição (como Rússia, Croácia, Ucrânia...)

53 milhões de famintos na América Latina.

9 milhões da famintos nos países industrializados (como Alemanha, Estados Unidos, Austrália).

15,6 milhões de famintos no Brasil.

5 milhões de crianças morrem de FOME por ano: uma morte a cada 5 segundos.

• De US$ 500 milhões a US$ 1 trilhão é o custo anual da fome no mundo, incluindo perda de produtividade, renda, investimento, consumo.

• Com US$ 25 milhões por ano, seria possível reduzir drasticamente a desnutrição nos 15 mais famintos países da África e da América Latina e salvar da fome pelo menos 900 mil crianças até 2015.

FOME NO BRASIL

Período

Número de pessoas famintas

• 1990-1992 - 18,5 milhões

• 1995-1997 - 16,5 milhões

• 2000-2002 - 15,6 milhões

Fome mata 25 mil por dia no mundo

Há 800 milhões de famintos no mundo

Divórcios -Número de divórcios cresceu 7,7% em 2006, aponta IBGE .

Os divórcios cresceram 7,7% de 2005 para 2006, passando de 150.714 para 162.244 em todo o país, segundo informa nesta quinta-feira o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística). Os dados fazem parte das Estatísticas do Registro Civil, com informações levantadas nos cartórios do país em 2006.

De acordo com os dados, o comportamento dos divórcios mostrou tendência de crescimento em todas as regiões, sendo de 16,6% para o Norte, 5,3% para o Nordeste, 6,5% para o Sudeste, 10,4% para o Sul e 9,3%, no Centro-Oeste.

Suicídios -No mundo, 815 000 pessoas cometeram suicídio no ano 2000 o que perfaz 14,5 mortes por 100 000 habitantes (uma morte a cada 40 segundos)

Países do Leste Europeu são os recordistas em média de suicídio por 100.000 habitantes.

A Lituânia (41,9), Estônia (40,1), Rússia (37,6), Letônia (33,9) e Hungria (32,9). Guatemala, Filipinas e Albania estão no lado oposto, com a menor taxa, variando entre 0,5 e 2.

Os demais estão na faixa de 10 a 16.

A China lidera as estatísticas. Foram 195 mil suicídios no ano de 2000, seguido pela Índia com 87 mil, a Rússia com 52,5 mil, os EUA com 31 mil, o Japao com 20 mil e a Alemanha com 12,5 mil.

A tentativa de suicídio é mais freqüente entre as mulheres, no entanto, os homens conseguem um índice maior de morte por utilizarem métodos mais agressivos, como armas de fogo ou enforcamento, enquanto as mulheres utilizariam de meios como remédios ou veneno.

No Brasil, 4,9 pessoas a cada 100 mil morrem por suicídio. É uma das menores médias do mundo. Os maiores índices são do Rio Grande do Sul (11 para cada 100 mil), sendo Porto Alegre a capital com maior taxa de suicídios (11,9 para cada 100 mil)

A cidade brasileira com o maior índice é o Município de Venâncio Aires, com mais de 40 casos a cada 100 mil habitantes. Uma das causas apontadas é o agrotóxico Tamaron, utilizado em larga escala no cultivo do fumo. Regionalmente, índice de suicídio no Brasil é semelhante ao de países com maiores taxas do mundo.

Rio Grande do Sul. O levantamento mostra que, em 2004, o estado apresentava a maior mortalidade masculina por suicídio do país: 16,6 mortes a cada 100 mil homens.

Em último lugar vinha o Maranhão, com 2,3 mortes a cada 100 mil homens.

Provérbios 10:27 - Quem teme o Senhor tem vida longa, porém os maus morrem antes do tempo. Um outro texto Diz: ... O filho obediente terá seus dias aumentado sobre a face da terra, mas o filho desobediente terá seus dias diminuído...

João 8.34- Jesus disse a eles:

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado.

Efésios 2.1-3- Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos...

Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.

De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.

O homem não precisa mais sofrer debaixo desta escravidão, pois Cristo já despojou os principados e as potestades na cruz – Cl 2.15a.

Nós não somos aquela Águia que nasceu no ninho da Galinha:

Uma águia pôs um ovo no ninho de uma galinha.

Com o tempo a galinha chocou os ovos e juntamente com os pintainhos nasceu o filhote da águia.

Eles cresceram juntos e o filhote da águia, embora diferente, fazia tudo que um frango fazia, ciscava, comia minhocas, etc.

Certo dia o filhote da águia viu uma águia voando bem alto e pensou! “Ah se eu pudesse ser igual aquela águia e voar bem alto.”

Você é filho de Deus, feito a Sua imagem e semelhança. Tome posse disso.

Deixe Deus te usar para libertar estas pessoas das garras de Satanás.

DEUS INSISTE EM USAR A MIM E A VOCE!

Responda para Deus: “Sim, Senhor, quero ser um instrumento de salvação em Tuas mãos. Usa-me com poder!”.

CONCLUSÃO

Em sua soberania, Deus insiste em nos usar em sua obra para, num só golpe, completar a nossa história e libertar os bilhões de seres humanos que permanecem na escravidão do pecado; portanto, a única resposta que podemos lhe dar é esta: “Eis-me aqui, Soberano Senhor, usa-me a mim”.

Consagre agora todo o teu ser para Deus e obedeça ao seu chamado, envolvendo-se imediatamente na Sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário