quarta-feira, 15 de julho de 2009

Perfil do Homem Espiritual!!

Gálatas 6:1-Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.

Introdução.

A leitura de Gálatas 6:1 nos mostra o que somos, e quem somos.

Contudo, o conceito de espiritualidade varia entre os diferentes grupos cristãos.

Em alguns círculos, as pessoas desinibidas, que falam com facilidade sobre a Bíblia são consideradas espirituais; outros aceitam a exuberância ruidosa tipo, o tom de voz, a forma de falar, o orar alto como sinal de espiritualidade; e, em outros ministérios o homem, ou a mulher que ora primeiro, que ora mais tempo, mais alto, obtém a reputação de ser o mais espiritual da igreja. Atenção!!

Um testemunho vigoroso, orações freqüentes e altos louvores podem ser inteiramente coerentes com a espiritualidade, mas é importante compreender que estas coisas não a constituem em si mesmas, nem provam que essas afirmações são verdadeiras.

Observemos algumas características que devem estar presentes na mulher

e no homem espiritual:

Primeiro ele não é um pecador querendo ser santo, ele é um santo lutando para não pecar, portanto ele estará sempre em alerta.

Em seguida o desejo de santidade, vem antes que o de felicidade.

O homem pode ser considerado espiritual quando quer ver a honra de Deus promovida através da sua vida, mesmo que isto signifique que ele próprio deva sofrer danos ou perda temporária.

Novamente eu busco em Paulo o apoio referencial, citando alguns momentos que envolveram esse homem espiritual, tais como:

IICo. 11:16-33; IICo.4:8-9 e em seguida, ICo.11:1; Fp.3:17.

IICo. 11:16-33 - Outra vez digo: ninguém me julgue insensato ou, então, recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. 17-O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas, como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. 18-Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.

19-Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. 20-Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto...

21-Envergonhado o digo, como se nós fôssemos fracos, mas, no que qualquer tem ousadia (com insensatez falo), também eu tenho ousadia.

22-São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu. 23-São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. 24-Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um... (196 varadas)

25-três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26-em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; 27-em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.

28-Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

29-Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?

30-Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. 31-O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. 32-Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem, 33- e fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.

Ele nos conforta quando diz:

IICo.4:8-9 - Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8-Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;

9-perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.

E arremata dizendo:

ICo.11:1 - Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.

Fp.3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

O homem espiritual não terá dificuldades em levar a sua cruz. É bom que saibamos que não há possibilidade de sermos espirituais sem carregar a cruz.

Que fique bem claro aqui também que estamos falando da velha cruz e não da nova. Aprendamos diferenciar: A velha cruz matou todos os homens; a nova cruz os entretêm. A velha cruz condenou; a nova cruz diverte. A velha cruz destruiu a confiança na carne; a nova cruz promove a confiança na carne. (A. W. Tozer )

Muitos cristãos aceitam a adversidade ou a tribulação com um suspiro e dizem que é a sua cruz, (alguns dizem que é sua mulher, outros que é um filho...) esquecidos de que essas coisas sobrevêm igualmente ao santo e ao pecador.

A diferença ta na administração e no tempo.

Irmãos amados é com muita luta que seremos salvos.

Vejamos os textos sobre isso:

Mt.11:12 - Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

Hb.4:11 - Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevém como resultado da nossa obediência a Cristo. Nós precisamos dela, cada um tem a sua, e todas são diferenciadas uma das outras. (Com essa ilustração deixaremos um pouco mais claro)

Uma estória diz como foi que os pássaros criaram asas.

Diz que eles haviam sido criados sem asas. Depois, Deus fez as asas e as colocou diante deles, dizendo: “Venham, peguem esses pesos e os carreguem.”

Os pássaros até então possuíam belas plumagens e doce canto; gorjeavam belamente, e suas penas cintilavam ao sol; mas não sabiam o que era voar.

A principio, hesitaram ante a ordem de apanharem aqueles pesos e os carregarem, mas logo obedeceram; pegaram as asas com o bico, e puseram-nas nos ombros, para melhor carregá-las.

Durante algum tempo, o fardo pareceu-lhes muito pesado e difícil, mas, de repente, quando iam carregando os pesos, suas pontas dobradas sobre o coração, as asas grudaram-se-lhes nas costas, e logo descobriram que podiam utilizá-las, e foram levantadas por elas nos ares.

Os pesos se tornaram em asas.

Lição: O Senhor nunca nos dará um “peso”, que não redunde em bênçãos para nós os seus filhos.

Esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das conseqüências.

Ainda mais, o cristão é espiritual quando vê todas as coisas do ponto de vista de Deus.

É possível?

É possível sim.

Aqui você tem uma oportunidade de ouro, de dizer em alto e bom som,

“...tudo posso nAquele que me fortalece.”Fp.4:13.

Você sabe o que vem antes dessa frase?

10-Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.

11-Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12-Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. Pois é, é no final desse texto que se encontra o tão propalado versículo:

...TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE...

Na vida do cristão espiritual também tem diversidade de problemas, e alguns básicos, tudo visando o seu próprio amadurecimento.

Recomendo o “livro em meus passos o que faria Jesus.”

A capacidade de pesar todas as coisas na balança divina, e de atribuir-lhe o mesmo valor atribuído por Deus, é sinal de vida cheia do Espírito.

Outro desejo que caracteriza o homem espiritual é morrer com retidão antes que viver no erro.

Lembre-se, você não é um pecador querendo ser santo, você é um santo lutando para não pecar. Que tem uma Palavra de Deus que diz: ...Sede santo como é Santo vosso Pai que está no Céu...

O desejo de ver outros progredirem por meio dele é outra característica do homem espiritual.

Gosta de ver outros cristãos crescendo, e fica feliz quando eles são promovidos, porque ele sabe que vai chegar a vez dele, se assim Deus permitir. Ele conhece o seu Deus.

O homem espiritual habitualmente faz julgamentos segundo a eternidade, e não julgamentos temporais. Ele não se move pelo que ver, mas pelo que crer.

Não esqueçamos:

A velha cruz matou todos os homens; a nova cruz os divertem. A velha cruz condenou; a nova cruz é festa. A velha cruz destruiu a confiança na carne; a nova cruz promove a confiança na carne.

A nossa cruz é a velha irmãos!!

Deus Seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário