terça-feira, 14 de julho de 2009

A Jumenta de Balaão! “Burro mas inteligente”



Você já se sentiu inteligente? Eu posso dizer que nos primeiros anos de colégio, essa sensação não era muito comum para mim. Digamos que eu não era o aluno exemplar que os professores pedem a Deus e também não tinha muito tendência para matemática, física e química (alguém se junta a mim nessa?).

Mas claro, em algumas matérias conseguia me superar. Todos conseguem, isso se não mencionarmos a história de Balaão e a jumenta. Aqui nós temos a prova cabal da ação soberana de Deus. É dEle o querer e o realizar. Ele é o único que pode chamar à existência o que não existe como se existisse.(Rm.4:17)

No livro de Números, capítulo 22 é descrita a história de Balaão e a jumenta. O problema é que Balaão, um profeta mercenário, ia por um caminho que não era o de Deus. Numa dessas estradas com sua jumenta companheira de viagem, um dia de repente a jumenta empaca, Balaão sem entender espanca o seu animal! Mas ela empacou por um motivo muito especial, ela viu o que milhões de nós ainda não viu, ela viu o anjo do Senhor (teofania – anjo do Senhor é Jesus no velho testamento) com uma espada na mão no meio do caminho, e com medo, desvia-se do caminho.

É claro que qualquer um ficaria irritado com a jumenta numa situação como essa. Balaão chegou a espancar o animal por três vezes, tudo porque ela teimava - obedientemente - a desviar-se do caminho. Balaão não enxergava o anjo devido o seu pecado (cobiça), por isso o Senhor fez que a jumenta falasse! Não é esquisito? Muitos devido aos seus pecados, que pode ser qualquer um, basta ser pecado, pois a bíblia diz que são eles que nos separam de Deus, e assim sendo, não veremos, não ouviremos e não sentiremos nada de Deus, nessa situação só temos um foco e nesse foco, só é possível ver carne e sangue, nunca anjos. Quando estamos nesse nível, só conseguimos ver carne e sangue. E é exatamente aí onde nos perdemos...

Balaão era profeta, não a jumenta! Portanto era dele a obrigação de ver o anjo. Entretanto, para o Senhor o que importa é obedecer, lembram (ISm.15:22 - Porém Samuel disse: ...Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.) não é o seu nível de conhecimento, seu status, sua fama, seu poder econômico, sua inteligência! Temos outro texto muito interessante, que se encaixa aqui:(Paulo) (ICo.1:27- Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes) A palavra chave desse segredo é OBEDIENCIA.

Precisamos estar prontos, ser humilde o suficiente para dizer: Senhor sou como essa jumenta, não tenho entendimento das coisas espirituais, mas quero aprender e obedecer. Josué não tinha formação nenhuma em astronomia, e talvez se tivesse não teria pedido o que pediu a Deus, (Js.10:12) - Então, Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

Contra as leis da natureza, Eliseu ordenou um dia que um machado de ferro que tinha caído dentro do rio, flutuasse - Isso é um absurdo!! IIReis 6:5 - Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o pegou.

Deus quer usar você meu irmão, não se deixe intimidar porque você escreve errado, não cursou uma faculdade, nunca esteve em um ministério da igreja ou porque não freqüenta um seminário teológico, ou uma faculdade.

Deus usou um burro, animal de carga... Deus tem usado a mim. Tire você mesmo suas próprias conclusões.

Não estou querendo dizer que você é “burro”, ou ignorante. Você foi criado, assim como eu, à imagem e semelhança de Deus e possui a mente de Cristo – 1 Cor. 2.16. Isso é motivo suficiente para você saber que tem capacidade para fazer todas as coisas. Mas precisamos estar atentos ao que vale mais para o Senhor.

Muitos têm títulos, posições, cargos, porém não são obedientes a Deus. Para Balaão, um profeta, faltou dois itens fundamentais: visão espiritual e conhecimento da vontade de Deus para sua vida. Posso não saber muito sobre matemática, química, mas quanto ao querer de Deus, preciso estar certo de que “domino essa matéria.” Ta escrito na minha “Cartilha.” Do contrario serei um profetinha... de nada...

Se você conferir essa história, vai observar que Deus fez aquela jumenta falar para convencer seu dono de que ele estava errado.

Já parou para pensar nisso?

Costumamos dizer que nosso Deus é aquele que abriu o mar vermelho, faz a estéril ter filhos, o coxo andar, o cego enxergar, o morto ressuscitar.

Mas Ele também fez um jumento falar!

Tudo porque para aquele profeta o mundo natural era mais real do que o espiritual. E para você é assim também? Abra os olhos!

Você ainda tem duvida de que haja algo impossível para Deus. Ele nos ama incondicionalmente, tudo isso por Jesus Cristo.

O texto é engraçado, eu sei. Mas é real, é a Palavra de Deus. Às vezes pensamos que somos inúteis nas mãos do Senhor, mas Ele opera milagres. Fez a jumenta falar e usará a sua vida se for obediente até o fim.

Pode ser que você diga: "Pai, eu não entendo nada disso que Tu estás falando, mas ainda assim, eu te obedeço".

É isso que Ele quer.

Ainda que você não entenda porque Ele te conduz por esse caminho, obedeça! Jumentos (crentes) assim vão longe...

Esse livro é pródigo em figuras enigmáticas, mas não fictícias.

E essa história é uma dessas. Balaão, vidente, que profetizava com os olhos abertos, não era israelita. Este homem recebeu uma comissão do rei moabita Balaque. (Os moabitas eram da descendência do Neto de Ló, nascido do incesto com sua filha – Gn. 19.30-38).

O pedido era urgente e importante: amaldiçoar um povo desconhecido que estava acampado defronte dele. Desconhecido coisa nenhuma... Midianista,(Midiã era filho do segundo casamento de Abraão), Moabitas

Eram numerosos e tinham a fama de destruir tudo pelo caminho.

A transação envolvia dinheiro, muito dinheiro.

Era a senha que Balaão precisava para obter a pretensão.

Balaão receou, pediu tempo, negociou, mas a oferta era alta.

Os príncipes dormiram em sua casa, esperando uma resposta favorável a Balaque, mas ela não

veio.

No outro dia Balaão lhes avisou que o povo israelita, aquele que estava diante do reino moabita, era um povo imune à maldição, era inamaldiçoável (nem sei se existe esta palavra).

Os mensageiros voltaram com a triste nova, e Balaque tornou a enviar mensageiros mais honrados que os anteriores.

Não sabemos se na primeira visita os presentes foram aceitos.

Se Balaão fosse um verdadeiro homem de Deus, não deixaria este segundo grupo sequer

entrar em sua casa, mas num jogo de cena disseram que fizessem um novo teste com o Senhor.

Diante de uma resposta contida do Senhor, que conhecia a intenção de Balaão e queria que este abençoasse o povo, ao invés de amaldiçoá-lo, os príncipes foram despedidos, enquanto Balaão albardava sua jumenta e seguia ao encontro de Balaque. (pegar a grana...)

Dá até para imaginar sua pressa em atender o chamado do "home", bem diferente de Eliseu, que sequer veio receber Naamã, para não ser tentado por seus presentes. Isso chama-se fugir da aparência do mal.

No caminho a jumenta desviou para o mato.

Por razões até o momento inexplicáveis para Balaão, a jumenta machucou seu pé quando este a fez voltar para a estrada apertada.

Até que Deus abre a boca da jumenta, que repreende duramente o profeta, para, em seguida, abrir-lhe os olhos para que veja a ameaça que atemoriza o indefeso animal.

Além das conotações incríveis do restante da história, que daria um bom livro ou centenas de pregações se é que já não o fizeram, há este incógnito animal. Daquele dia em diante a jumenta de Balaão se tornou uma metáfora para situações do cotidiano em que por meios absolutamente improváveis segundo os homens, Deus dá uma lição nos supostos justos em determinadas situações.

A jumenta de Balaão fala quando os justos se calam. (as pedras também falarão nessas circunstancia...Lc.19:40- Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.)

Não apenas o calar da voz, mas o consentir, a conivência impensável, a omissão gratuita, a obtenção do lucro em troca de concordância, a ânsia de promoção pessoal.

Várias vezes no cenário israelita surgiu uma situação em que os profetas eram comprados.

Obtinham favores reais e se tornavam cegos para o que viam e surdos para o que ouviam.

O suborno, a comida da mesa real, as instalações confortáveis, a luta pela sobrevivência, o medo do futuro os fazia calar.

Esse tipo de atitude hoje é comum em todas as esferas de poder, também na igreja infelizmente.

A jumenta ainda vai falar e é muito!!

Nos nossos dias não são diferentes.

A jumenta de Balaão está sendo usada para falar a nós.

Da Inquisição aos terroristas do World Trade Center, das comemorações consumistas natalinas aos homens bomba do Iraque, as Tsunamis nos mares da Ásia, da mídia com seu apelo sexual aos homens objeto que só avaliam pelo que vêem ou pegam.

Entretanto, a jumenta só fala em situações em que o homem de Deus se cala, quando o apego ao dinheiro cega o profeta. Você já assistiu esse filme?

Quando a recompensa se torna tão importante, que ele só mentaliza a experiência de se apossar da vantagem, usufruindo cada momento conquistado para o seu bel prazer.

As reivindicações de nossos dias.

Sejam teologia da prosperidade, ateísmo aberto, inserção na política partidária, mundanismo, abandono da oração, do jejum e da Bíblia, e milhares de outras novidades, nada mais são, que jumentas de Balaão, que Deus tem permitido a apertar nossos pés, e jogar nossos projetos pessoais egoísticos pelo ar.

Se você não as está ouvindo, então seu caso é mais grave do que se pensa!

Deus seja Louvado


Nenhum comentário:

Postar um comentário