quarta-feira, 24 de junho de 2009

COMO VOCÊ PENSA VOCÊ É!

Provérbios 23:7 Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele...

Provérbios são observações sutis e inteligentes... declarações enigmáticas que requerem meditação e análise para que possam ser plenamente compreendidas.

A Palavra no hebraico “MISLE” (Mashal) = comparação, símile.

Vamos hoje aprender revelações que nos ajudarão a vencer...

A vida de muitas pessoas, hoje, não são dirigidas por elas mesmas! Elas são conseqüência e não causa, elas são o resultado de decisões que lhes foram “Impostas” e não “decisões Livres e Espontâneas”!

Como isso se deu ou se dá?

Você hoje, a sua vida hoje, é exatamente o que você planejou? É exatamente o que você gostaria de ser? – Quando criança você tinha sonhos... quando eu crescer vou ser empresário, fazendeiro, médico, advogado, engenheiro, cientista... E muitos hoje não conseguiram nada: em vez de empresário são empregado ou desempregado... em vez de médico, são pacientes do SUS... em vez de advogado dependem de um, ao invés de cientista, cobaias... que é bem o nosso problema, pelo menos não deveria ser. nós somos o povo mais bem resolvido da face da terra.

O único povo que tem certeza de quem é, de onde veio e para onde vai.

Isso precisa está bem claro em nossas vidas, do contrario, seremos mais “uma Maria vai com as outras”.

Mas o Problema maior “daqueles que ficaram travados na vida” é a infelicidade, essas pessoas não são livres, exatamente por não se sentirem realizadas! Não há nenhum problema em desenvolver qualquer profissão, contanto que seja aquilo que você sonhou! Lembre-se, O Deus a quem servimos pode mudar os sonhos, ou fazer com que eles se realizem. Tenho alguns exemplos: - Rogério(ex homossexual); Nós estarmos aqui... Paulo Costa na Índia... Léo na Rússia... Henrique na Albânia... meus filhos todos na universidade... Eu próprio com duas graduações... Vai à luta meu irmão, deixe de ficar chorando o caldo derramado...

Muitos hoje vivem remoendo o passado. E aí vem as alegações, murmurações, desculpas,(Síndrome de Adão e Eva – sempre buscando alguém a quem culpar) tipo: não tive chance... meus pais não tinham dinheiro... Não tive uma boa educação... precisei trabalhar... precisei casar...! A Maioria das pessoas são “Vítimas e não Autoras da sua história”! Deus quer reverter essa situação e nos fazer Autores e não Vítimas da nossa Vida! E o Segredo está na sua Mente: “Como você pensa, você é”! Antes de nós, não existia ninguém na nossa família que tivesse cursado nível superior; nenhuma mulher da nossa família teve o privilegio do altar para o casamento.

Decididamente, não somos da geração GABRIELA – Eu nasci assim, eu vivi assim, vou morrer assim

Deus te muniu de alguns requisitos básicos e você precisa usá-los para o seu próprio beneficio, tais como:

I – DUVIDE

1.1- Duvide da sua “incapacidade”: Acabe com essas expressões: não posso, não consigo, não tem jeito, não sou capaz de... Fil 4:13- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.Eu sou um exemplo disso, meus filhos são exemplo disso, minha família é exemplo disso.

1.2- Duvide do Controle do Mundo: você vai ter que enfrentar o mundo para mudar a sua Mente! Então comece agora a duvidar desse controle sobre a sua vida, pois quem controla a sua vida é Deus! I João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. e João 16:33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

1.3- Duvide da sua Doença: Matéria na Revista Veja “O Poder da Fé” curando até Aids... você consegue com sua mente Elevar a Pressão, as taxas de glicose... Os Médicos dizem: é emocional! Ora se a nossa mente consegue fazer subir, também conseguirá baixar e até curar... matar bactérias, vírus... Eu sei em quem tenho crido... eu tenho a mente de Cristo...

1.4- Duvide do Controle das drogas: eu sou viciado... eu já tentei, já lutei...mas não tem jeito!... eu sou pobre... pobre é o diabo, você é rico. Você é quem decide!

II- DISCUTA

2.1 – Discuta com os paradigmas da vida: - O Pai da aviação discutiu com paradigmas estabelecidos “O homem não pode voar, isso ficou para as aves”! Depois vieram outros e disseram: se o homem pode voar, pode voar até a lua...! E o homem chegou na Lua! – Onde é que você quer chegar? Você é do tamanho da sua fé.

2.2 – Discuta com os pensamentos negativos, proibitivos e derrotistas: Ah” pastor, mas isso é p/ quem é muito inteligente... Já está provado que inteligência é uma questão de Treino! - “Deus não fez ninguém burro”! A nossa filha é um exemplo de coragem, (eram 1900 por vaga, até seus professores concorreram com ela), as vezes você fica sozinho para decidi, mas é muito importante nessas horas que nos sintamos amparados, com apoio, palavras de afirmação. Janni foi um Davi lutando contra um Golias, e são centenas de crentes que enfrentam luta desse tipo ainda hoje, e por incrível que pareça, na contra mão da história, Golias tem saído vencedor em muitas dessas lutas, isso pode está acontecendo aqui hoje...

2.3 – Discuta com seus Medos e Temores: Você precisa ter coragem para vencer! “O medo de não conseguir impede muitos de conquistarem a sua Vitória”. O Medo de ser Criticado... Se eu não conseguir vão rir de mim... nossa filha foi criticada, até nós tomarmos uma decisão... lembram da história da formiguinha subindo no poste?. Tem gente que faz vestibular escondido... faz concurso escondido... Tem Gente que até Nega ser um Crente com medo de ser criticado. Através de um demônio do medo, Satanás vence... – IITm. 1:7 - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

Apoc 21:8 - “Os medrosos não herdarão o reino dos céus.

2.4 – Discuta com você mesmo: quem disse a você que você não pode? Quem encheu a sua mente com essa sentença de derrota? Quem eu sou?

Gn.1:26-27 e 31 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. Quando Você vai tomar uma decisão, começa uma “briga/discussão” na mente... Lembre-se: Como você pensa, você é!

Muitos sonhadores desenvolveram áreas nobres da sua inteligência, atravessando turbulências aparentemente insuperáveis. Suportaram pressões que poucos agüentam. Viveram dias ansiosos, sentiram-se pequenos diante dos obstáculos. Alguns foram chamados de loucos, outros, de tolos. Zombaram de alguns, outros foram discriminados. Tinham todos os motivos para desistir de seus sonhos, mas não desistiram.

Quais foram seus segredos?

Eles fizeram da vida uma aventura. Não foram aprisionados pela rotina.

Embora não seja possível escapar da rotina, esses sonhadores passaram parte de suas vidas criando, inventando, descobrindo. Tiveram uma visão panorâmica da existência mesmo em tempo nublado. Foram empreendedores, estrategistas, persuasivos, amigos do otimismo. Foram sociáveis, observadores, analíticos e críticos. Fizeram escolhas, traçaram metas e as executaram com paciência.

Segundo o filósofo Kant, "a paciência é amarga, mas seus frutos são doces." A paciência é o diamante da personalidade. Muitos discorrem sobre ela, mas são poucos os que a conquistam e colhem seus frutos. Para Plutarco, "a paciência tem mais poder do que a força".

Não se pode medir um ser humano pelo seu poder político e financeiro. Ele pode ser avaliado pela grandeza de seus sonhos e pela paciência em executá-los. E o que diz Paulo sobre esse assunto? Rm. 5:3-5- E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

No entanto, a paciência é um dos remos que impulsiona o barco dos sonhos. O outro remo é a coragem. É necessário ter-se coragem para correr riscos e superar os obstáculos. Aqueles que têm medo jamais navegam em mares desconhecidos. E por isso mesmo nunca serão capazes de conquistar outros continentes.

Os homens que transformaram seus sonhos em realidade aprenderam a ser líderes de si mesmos para depois liderar o mundo que os cercava. Tinham uma ambição positiva, queriam transformar a sociedade em que estavam inseridos. Foram dominados por um desejo de serem úteis para os outros. É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros. Os ditadores jamais conseguiram destruir os sonhos daqueles que sonharam com a liberdade do seu povo. Morrem os ditadores, enferrujam-se as armas, mas não se pode destruir os sonhos de quem ama ser livre.

Pensemos nisso.

Mandela mudou a história da África do Sul, ficou 24 anos preso, num pais de etnia negra, dominado por brancos, mas não desistiu do seu sonho, tornou-se presidente da sua nação.

O reverendo americano Martin Luther King Jr., Um negro num pais de etnia branca onde prevalecia a discriminação racial, prosseguiu na luta do seu pai, morreu nesse objetivo, mas não abriu mão das suas convicções...hoje é um ícone norte americano. Ícone esse que acabou de eleger um Presidente negro na mais poderosa nação da atualidade.

Martinho Lutero (1483-1546) lutou contra todo o inferno representado por Roma, a ponto de um dia o próprio diabo se apresentar a ele, mas não abriu mão das suas convicções, é o pai da reforma protestante, através dele o mundo voltou a ter o conhecimento do evangelho, juntamente com outros corajosos da sua época.

Santos-Dumont o nosso brasileiro na França, deu asas para o homem voar, depois de muitos testes fracassados, mas desistiu do seu sonho, hoje é o pai da viação.

O aprendizado pode passar do mestre para o discípulo, vejam a seqüência: Sócrates deu aula para Platão, que deu aula para Aristóteles, que deu aula para Alexandre, o Grande. Todos os quatro estão na lista.(100 que mudaram o mundo) Tudo bem que Alexandre era filho de Felipe II da Macedônia, um rei que realizou grandes conquistas e teve a sabedoria de chamar Aristóteles para ser professor de seu filho. Mas Felipe II não está na lista.

III- DECIDA

A Decisão será uma Determinação daquilo que vai acontecer, daquilo que será realizado na sua vida! Nós os pastores, costumamos citar só exemplo bíblicos, e a vezes da impressão desses homens estarem muito longe de nós, então de vez em quando trazemos exemplos seculares.

3.1 – Decida ser Feliz: Muitos fazem da sua mente um depósito de lixo, de tristeza, amargura... Parece que gostam de remoer pensamentos e experiências negativas e tristes... Quando. Alguém nos Fere, temos 5 Seg. p/ duvidar, discutir e decidir, caso contrário aquela experiência vai ser registrada em nosso R A M (Registro Automático da Memória) e aí provocará a nossa Infelicidade...! Outros se concentram nos aspectos mais “negativos e tristes” da sua vida, deixando de se concentrar e valorizar o seu lado positivo... E vivem infelizes!

3.2 – Decida ser Saudável: Tem gente que só vive pensando em doença... Uma simples dor já se torna um câncer avançado... Um resfriado... torna-se uma pneumonia... vive atrás de médico e tomam remédio p/tudo... Pensa que está doente e adoece mesmo! Mantenha seu Coração/Mente/Espírito Alegre/Saudável:

Pv. 17:22- O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Pv. 18:14 -O espírito do homem susterá a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o suportará?

3.3 – Decida Vencer: Com a sua BOCA você Determina a sua Vitória ou Derrota! Sabe por que? Porque a Boca fala do que está na sua Mente! E como você pensa, você é e você fala! – Pv 18:7- A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.

Pv 18:21- A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

RM 8:28 -37- E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem

daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito:

Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; (morte do eu, da carne...)

Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

II Cor 2:14- E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.

FIL 4:13 -Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

CONCLUSÃO:

Deus quer Libertar, Restaurar, Curar, Transformar e fazê-lo Vencedor! Deus não

suporta ver a sua obra e coroa da criação sendo derrotado... Deus diz: Eu criei você

para Vencer, Dominar, Liderar - SL 8:5-6 - Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés.

Nós fomos Programados para Vencer.

Então Programe sua mente para Vencer!