segunda-feira, 22 de junho de 2009

“QUAL É O NOME DO SEU RIO?”

Josué 1:1-11

Introdução:

Vamos aprender com este texto lições extraordinárias oriundas da vida de um homem simples de valor inestimável, como foram e são todos os homens e mulheres de Deus até hoje.
Esse homem um dia ousou ordenar que a natureza não fizesse seu dever... agindo contra todas as leis da física, disse: Josué 10:12-14 - Então Josué falou: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele, atendendo o Senhor assim à voz dum homem; pois o Senhor pelejava por Israel.
Josué encarou situações dificílimas, mas o Senhor deu saída para cada uma delas. Como é difícil pra nós quando tentamos vencer sem o Senhor.
A sua vida era uma batalha após a outra, mas ele nunca desistiu. Cumpriu a tarefa de levar o povo até o ponto final... Cada um aqui tem sua tarefa de conduzir um povo de Deus...
Mas como todos nós, como diz o ditado: Não há um bom sem defeito, Josué tinha um problema. No Cap. 1, Deus o prepara. Quatro vezes neste capitulo, Deus diz: “Seja forte e corajoso” (6, 7, 9, 18).
Portanto, ele tinha um pequeno probleminha chamado falta de coragem. Penso que nós estaríamos na mesma situação.
Creio que a outra possível razão de falta de coragem era o tamanho e a delicadeza da tarefa que Deus havia entregue a ele. Mas, quanto mais complexa e delicada for a tarefa, mas complexo e delicado será os ensinamentos. Deus disse: "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” Josué 1.2
Josué tinha uma tarefa gigantesca posta diante de si. Mas nesta passagem Deus dá a ele quatro coisas para fortalecer sua confiança.
Nós também precisamos destas coisas. São quatro itens importantíssimo para desenvolver a nossa coragem.
O que você fará quando descobrir o que Deus quer que você faça com a sua vida, mas você não tem coragem para fazê-lo? A parti de agora você já sabe, são quatro coisas:
ABANDONE TODA E QUALQUER DÚVIDA
LEMBRE-SE DE UMA PROMESSA DE DEUS
DEPENDA DO SENHOR
TOME UMA DECISÃO PELA FÉ
I - ABANDONE TODA E QUALQUER DÚVIDA - Dúvida é simplesmente o maior inimigo da coragem. Ela nos leva a perder o que Deus tem de melhor para nós. A Bíblia diz: Tg.1.6. “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” Você acaba se dando mal na vida quando você está cheio de dúvida a cerca do que Deus deseja realizar através de sua vida.
O que nos leva a duvidar? Duas coisas nos roubam a confiança:
Comparação - Falhas passadas.
1. Comparação: - Comparar a mim mesmo com os outros, sempre me leva a duvidar.
II Cor.10.12 - diz que as pessoas que se comparam umas com as outras são tolas. Você nunca deveria comparar a si mesmo com os outros porque Deus fez você para ser você.
Não existe ninguém no mundo semelhante a você. Deus não quer que você seja uma outra pessoa. Se Ele quisesse que você fosse uma outra pessoa, Ele teria feito você ser aquela pessoa. Quem nasceu Pedro nunca será Paulo...
A maior parte das pessoas começam originalmente e terminam como cópias e, o que é pior, cópias mal feitas!
Deus diz: “Não se compare com ninguém”.
Há duas razões para não nos compararmos:
Primeira, você sempre vai encontrar alguém que está fazendo melhor do que você e aí você vai ficar desencorajado. (Frustrado)
Segunda razão, você sempre encontrará alguém que não está fazendo as coisas tão bem quanto você e você acabará ficando arrogante. (Achando-se o ultimo biscoitinho do pacote)
Qualquer que seja o resultado, Deus diz: “Não faça isto. Não se compare com ninguém”. Lembre-se – Jesus escolheu 12 homens, será porque 12?
Doze tribos de Israel, doze patriarcas. Esses homens escolhidos por Jesus, eram homens de origens diferentes, personalidade diferentes, profissões diferentes, de regiões diferentes. Eles não se pareciam em nada um com o outro. Cada um foi designado para uma tarefa, foram para regiões diferentes, tiveram experiências diferentes e mortes diferentes. (mortes diferentes...) Mas todos alcançaram seus alvos. Uma coisa lhes faziam parecido... Com o Mestre, a OBEDIENCIA.
2. Falhas passadas: (porque não Lembrar) - Por causa de nossos fracassos passados dizemos: “Se Deus pode usar outras pessoas é porque elas não têm passado por todas as coisas que eu tenho passado”. Elas são melhores do que eu. Certamente elas são melhores que eu. Então as pessoas dizem: “As coisas do meu passado... Deus nunca poderia usar-me”. Você já leu toda a Bíblia? Os líderes espirituais descrito pela Bíblia não tiveram um passado maravilhoso. Pouquíssimos, podemos enumerar.
Lembra da experiência de Morris Cerullo? - “Pai gostaria muito de ser diferente, gostaria de ser com um dos homens da Bíblia, qual meu filho? Perguntou Deus, como Moisés, pai gostaria de ser como Moisés, tem certeza meu filho? Moisés matou um homem, ficou 40 anos fugitivo... Não Pai, como Moisés não, como Davi, tem certeza meu filho, Davi matou um homem para ficar com a esposa dele, sua família foi praticamente destruída em função disso, foi um péssimo pai. Tem certeza? Não Pai, me perdoa, não quero ser como Moisés, não quero ser como Davi, não quero ser parecido com Abraão, tem certeza meu filho? Sim Pai, me perdoa, quero ser eu mesmo, me ajuda Pai, quero dar o melhor de mim...
Moisés foi um homicida. Davi não era apenas um adúltero, além de adúltero, também homicida, e um péssimo pai. Abraão entregou sua própria esposa a outros homens por medo. E duas vezes! Jacó roubou a herança familiar de seu irmão. Paulo era um extremista religioso. Pedro era ruim de relacionamentos, um pescador cabeça dura, com um temperamento muito difícil. Mateus provavelmente um ladrão cobrador de impostos, e Zaqueu?. Lembra de Lucas 5:32 - Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao [arrependimento].
Deus usa homens com passados imperfeitos. ICor. 1:27- Deus pegou as coisas fracas... Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas [fracas] do mundo para confundir as fortes. Todos tivemos problemas no passado. Todos sem exceção. Ninguém é perfeito. A Bíblia diz claramente: “Todos pecaram...”. Você, eu, todos. Mas lembre-se a necessidade de busca da santidade se faz necessário... Sede santo como é santo o vosso Pai que estais no Céu... Sem santidade ninguém verá a Deus...
Deus usa pessoas comuns. Se Deus usasse apenas pessoas perfeitas, o que é que seria feito neste mundo? Ele não apenas usa pessoas comuns, Ele usa também pessoas com problemas. Porque a glória é dEle e para Ele.
A lição aqui é: não importa por onde você andou. O que importa é onde você está neste momento. Onde você se encontra neste momento irmão? O lugar onde você se encontra nesse momento, deve, precisa ser: “O lugar do filho do seu Amor”, você até poderá está caminhando para o centro da sua vontade, não importa vai em frente, esse é o lugar.
II. LEMBRE-SE DE UMA PROMESSA DE DEUS - Há mais de 700 promessas neste livro. (Não estamos falando da caixinha de promessa...) A palavra promessa é um tema chave na vida de Josué. No início de sua vida, bem no primeiro capítulo, Deus fez uma promessa e no final do livro, Josué comenta as promessas feitas.
Três promessas feitas àqueles que servem a Deus: (Força, Sucesso e Apoio).
E Ele nunca falhou. - Ethel Waters diz: “Deus nunca patrocina um fracasso”.
1. Força (v. 5). - Deus diz: “Ninguém poderá resistir a você.
O que quer que eu chame você para fazer, eu darei a você o poder para fazê-lo”. Quando Deus envia, Ele provê. Deus começou o mundo do nada. Deus começou a grande nação judaica do nada. Deus começou o cristianismo com um grupo de homens pobres, sem instrução e que revolucionaram o mundo inteiro com uma mensagem e com suas vidas.
Assim está sendo construída a história do Grão de Mostarda. Esse ministério de 15 anos já é presente em 10 estados.
2. Sucesso (v. 7). Deus deseja que você seja bem sucedido na vida.
Não em tudo o que você deseja ser bem sucedido. Duas vezes neste capítulo Deus diz: “Eu prometo que você será bem sucedido” (v. 7-8). “Você será bem sucedido se fizer o que eu desejo que você faça”. Esta igreja tem sido um projeto de Deus.
Não esqueça, “Deus não patrocina fracasso”.
3. Apoio (v. 9) - “Eu estarei com você onde quer que você vá”.
O trabalho de Deus feito da maneira de Deus, nunca terá falta de recursos de Deus. Deus irá apoiar você no que você fizer. Josué 1.8 - “Não deixe de falar as palavras deste livro da lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Esse é o segredo, cumpra fielmente. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido”.
Esta é a promessa de Deus para o sucesso.
Ele diz: Ponha esta palavra em sua boca, em sua mente, em seu coração, em sua vida.
Se você sabe como se preocupar, você sabe como meditar. (Vamos aproveitar esse dispositivo humano). A preocupação. Meditar é apanhar um verso bíblico e ficar pensando nele.
RUMINAR você conhece essa palavra? O boi come de dia e rumina de noite. Se você gastasse todo o tempo no qual você fica se preocupando com meditação, você não teria nada com que se preocupar.
III. DEPENDA DO SENHOR - Esta é a terceira coisa que Deus disse a Josué – dependa de MIM Josué!! “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Já pensou que maravilha, nenhum inimigo te vencerá. Assim como fui com Moisés, serei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Se você estudar a vida de Josué, você descobrirá que enquanto ele dependia do Senhor, era vitorioso. Nós perdemos o medo quando Jesus está por perto.
De quem você está dependendo? Alguns estão dependendo de outras pessoas. Elas podem ser crentes, pessoas de compromisso com Deus, mas outras pessoas vão decepcionar você, é uma questão de tempo. Ninguém é perfeito. Você precisa aprender a depender somente do Senhor. A Bíblia diz: - Pv 3.5-6.- Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. As pessoas dizem: ”Se você está dependendo de Deus, então Ele é a sua muleta”. Deus não é minha muleta, Ele é mais que isso. Ele é meu lugar seguro. Ele é a minha fortaleza. Ele é a minha torre alta. Ele é o meu marca-passo. Ele mantém o meu coração batendo quando quero desistir, quando penso que não posso ir nem mais um dia, quando eu penso que o ministério é muito duro, quando eu penso que me pediu para fazer algo que não dou conta de fazer. Ele mantém meu coração funcionando. O Bom mesmo é não errar, mas como vou errar, prefiro errar por precipitação do que por omissão, porque a omissão geralmente é proveniente do medo.
Eu gostaria de mil vezes ouvir uma frase que foi dita sobre mim em 2001 e continuar fazendo o que eu fiz nesse dia, do que por medo nunca fazer nada. - O que disseram Pastor? - “O Pastor Braga é irresponsável ou é um homem de fé, mas eu prefiro ficar com a segunda opção disse o amado irmão” - Essa frase me fez bem.
IV. TOME UMA DECISÃO PELA FÉ - Chega um momento na vida onde você tem que tomar uma decisão critica e ir em frente. E nesta situação, Josué teve que fazer o mesmo.
Para os filhos de Israel entrar na terra prometida, antes de mais nada, um milhão de pessoas tinham que atravessar o rio Jordão. É aí que está o segredo – Deus, O Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, O Deus de Moisés. O Deus que agiu através desses homens, é o mesmo Deus de hoje, é Ele que faz. É dEle o querer e o realizar... É Ele o Único que pode chamar a existência o que nunca existiu... Deus diz: “Vou realizar um milagre. Lembram-se quando a 40 anos abri o mar vermelho? Vou fazer algo como fiz naquela ocasião de novo, mas desta vez vai ser um pouquinho diferente. Disse Deus a Josué.
Nunca esqueça, Deus não tem uma marca padronizada de agir. E Deus diz a Josué:
No Mar Vermelho, primeiro eu abri o mar e depois vocês o atravessaram. Desta vez, vocês vão começar a andar e entrar no rio primeiro”. Assim sendo os líderes foram na frente. Eles andaram com as águas nos calcanhares e nada aconteceu. A Bíblia diz em Josué capítulo 3 que o que Deus fez foi criar uma represa vinte e sete quilômetros rio acima. Mas vinte e sete quilômetros de água teve que descer rio abaixo antes que as águas baixassem. Então eles pararam no rio com as águas nos tornozelos e nada aconteceu. Eles entraram um pouco mais com as águas nos joelhos, e nada... Depois com as águas nas costelas, e nada... Deram mais uma caminhada e a água estava no meio do peito... Mas o tempo de Deus é perfeito. Deus é Deus, e será sempre Deus!! Ninguém tomará a sua gloria. As águas começaram a baixar e eles puderam atravessar o rio e tomar posse da terra prometida. Será que foi simples assim? Em tudo que Deus providencia para nós Ele quer nossa participação. Tem a parte de Deus e tem a nossa parte. Toda porta que ele abre tem dificuldades para administrar. Esse é o mundo em que vivemos até Ele voltar e restaurar tudo será assim. Qual é a lição? O primeiro passo é sempre o mais difícil! Envolver-se na obra de Deus, descobrir um lugar para servir... Encarar as oposições, atravessar os rios, matar um leão por dia, encarar os sambalás, os tobias. Mas e daí, a força não é minha mesma.
Nós começamos dizendo: `“Todo mundo é mais talentoso do que eu”. Entramos no ritmo do mundo... das desculpas: E o rio pode nos afogar. Dançamos conforme a musica que o mundo toca... “Eu não sinto o desejo... estou muito ocupado...” Um dia, você estará diante de Deus e Ele vai dizer a você: “O que foi que você fez com os talentos que eu te dei meu filho (a)? Suas dúvidas vão parecer esfarrapadas naquele dia. Você tem que arriscar.
Você tem que dar um passo de fé. A Bíblia diz: “Assim Josué ordenou aos oficiais do povo” Josué 1.10. Crer é um verbo. Mas não é um verbo de voz passiva. É algo que você faz.
É encarar os seus medos. Se você deseja andar sobre as águas, tem que molhar os pés, tem que sair do barco. Lembre-se da tartaruga. Ela só faz progresso quando estica o pescoço para fora... Ecl. 11.4-“Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” A nossa transferência para Anápolis foi um passo de fé, exigiu de mim decisão firme, minha esposa confiou em mim. Meus filhos confiaram em mim... Nós somos os sacerdotes, precisamos inspirar confiança naqueles que estão sob nossa responsabilidade .
Conclusão
Deixe-me concluir com duas perguntas: - 1.Você está duvidando que Deus possa usar você?
Já esqueceu da jumenta de Balaão? Você está redondamente enganado. Dúvida vai impedir que você tenha o melhor de Deus em sua vida.
2. Provavelmente você deverá parar de orar e começar a fazer, já pensou nessa possibilidade? Lembra de Moisés às margens do Mar Vermelho? O que estais fazendo Moisés, diga ao povo que marche!
Alguns crentes geralmente usam a oração como uma desculpa para procrastinar. “Estou orando se devo entregar o dízimo”. Estou orando para ouvir de Deus se ajudo um missionário. Estou orando para sentir se eu devo falar de Jesus para meu vizinho.
Simplesmente entregue-o, ajude, fale! O quanto você crê em Deus? Você está apenas ferindo a si mesmo ao não se envolver no trabalho de Deus. O Senhor só quer que façamos duas coisas, que desçamos no poço, para resgatar àqueles que ainda não conhecem a Luz ou que seguremos a corda de quem desceu, de qualquer forma as nossas mãos serão feridas, isso é uma marca que teremos para apresentar naquele dia.
Você não tem que começar fazendo algo grande. Pode começar com algo pequeno. Pelo amor de Deus comece hoje.
Participe de uma Célula, da igreja envie uma oferta para um missionário, ajude na ministração de um curso participe de um dos ministério da igreja, entregue a sua oferta, dê o seu dizimo.
Faca alguma coisa.
Vá em frente! O primeiro passo é sempre o mais difícil. Qual é mesmo o nome do rio que você tem que atravessar?
Pare de perder tempo. Pare de procrastinar. Comece agora. Entregue-se totalmente ao Senhor agora mesmo. Em nome de Jesus, envolva-se, Jesus está voltando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário