sábado, 2 de janeiro de 2010

ANA UMA MULHER DE DEUS

I Samuel 1: 9-20

Introdução.

Ana (Hebraico) Hanná = Graça. Ana era uma das esposas de um homem de Deus chamado pelo nome de Elcana. Pelo infeliz fato de ser estéril, e a outra ser mãe de filhos e filhas, Ana vivia angustiada, amargurada, uma mulher cabisbaixa.

Uma esposa judia que não pudesse gerar filhos era considerada maldita. Para os judeus ter muitos filhos era motivo de bênçãos, o contrário disso era maldição. Ana alem do mais, era constantemente provocado pela outra.
As Escrituras registram que alem do problema em si, pelo fato de ser estéril, a outra esposa lhe provocava só para lhe ver irritada ( 1:7) parece que Ana conhecia o principio que diz: ... os humilhados serão exaltados, e os ...(Lc. 14:11). A Bíblia diz que Ana chorava, só que ela chorava diante do Senhor, e diante do Senhor ela desabava, Ana não sofria de autocomiseração, não vivia se lamuriando, nem caiu em depressão, muito menos usou isso para atormentar o seu esposo, que muito lhe amava.
Ana aprendeu a colocar os seus problemas diante de quem realmente podia resolve-los. Um dia Ana toma uma posição, como verdadeira filha de Deus que tudo pode, Ana exerceu fé. Vejamos a sua oração: Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente.
E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Elcana o esposo de Ana.

Diz a Bíblia que esse homem todo ano rumava em direção a Jerusalém com sua família para adorar a Deus, e ali oferecia sacrifícios (Siló). Graças a Deus que hoje não há mais necessidade disso, nosso Siló é lá em casa, ou em qualquer outro lugar que eu estiver.
Numa dessas idas a Siló, já tendo feito todo o ritual exigido pela lei para o sacrifício , afirma o texto:
(ISm.1:9-11)- Então, Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, o sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente. E votou um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Ela com a alma amargurada chorava e orava, derramava o seu coração diante do Senhor. Veja o que acontece: (Ism. 1:12-14) - E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli fez atenção à sua boca, porquanto Ana, no seu coração, falava, e só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Aqui uma grande lição é aprendida, precisamos ter muito cuidado com os julgamentos, principalmente quando são precitados. Cuidado com as aparências meu irmão!! Um erro terrível foi cometido aqui por uma autoridade, um sacerdote. O Aprendizado continua, aqui prevalece mais uma vez o principio de Lc. 14:11. Vejamos o texto: ... Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida...
Os pais têm autoridade sobre os seus filhos. Ana poderia ter amaldiçoado esse filho, como muitas mães no nosso país têm feito, mas ela preferiu abençoa-lo, logo entendemos que os pais têm total responsabilidade sobre o futuro dos seus filhos. Continuou Ana, ...dedicarei por todos os dias da sua vida, e o seu cabelo e a sua barba jamais serão cortados...
Enquanto Ana fazia a sua oração ela não sabia que estava sendo observado pelo sacerdote Eli, e diz a Bíblia: ... Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Eli percebeu que só os seus lábios se movimentavam e não se ouvia voz,então ele fez uma infeliz conclusão: “Mulher até quando ficarás embriagada aparta-te desse vinho”. É isso mesmo que vocês ouviram os sacerdote também erram, eles são gente. Precisamos ter muito cuidado.


Reação de Ana:

O sábio Salomão diz em Provérbios que o tolo quando é repreendido fica irado... mas o sábio agradece.. Veja como se comportou essa mulher exemplar. Disse Ana:

Não se trata disso meu senhor, sou uma mulher muito angustiada, mas não bebi vinho nem bebida fermentada; eu só estava derramando a minha alma diante do Senhor. Não julgues a tua serva uma mulher vadia... ( Estéril, considerada mal aventurada, continuamente provocada pela rival, e agora considerada como vadia por quem deveria lhe abençoar) ...estou orando até agora e dessa forma por causa da minha angustia e tristeza. Não tenha dúvida meu irmão, o Deus que cerra a madre, é o mesmo Deus que abre a madre. Ana fez essa descoberta.

Analise a sua oração:

ISm.2:6-8 - O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o esterco, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.

O Sacerdote.

Agora sim, o sacerdote acertou. Disse ele: ... Então, respondeu Eli e disse: Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda a tua petição que lhe pediste. Ana preocupada com a conclusão do sacerdote, disse: Ache a tua serva graça em teus olhos. Outra tradução diz: ...espero que sejas benevolente para com a tua serva”
Registra as Escrituras que depois que ela colocou todas as suas mágoas, angustias e tristezas diante de Deus, entenda bem, diante de Deus! O seu rosto já não andava abatido.

Porque Ana não estava mais abatida? Vejamos: Sl.42:5 - Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. II Co. 4: 8-9 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos...

Deus Agindo.

A Bíblia afirma que na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa em Ramá. (Ism1:19-20) - E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e vieram à sua casa, a Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
Veja que maravilha, no dia seguinte!! NÃO DESISTA MEU IRMÃO, NÃO DESISTA MINHA IRMÃ.
No dia seguinte, ou seja:um dia após ter levado a sua angustia, amargura ao Senhor, ela deitou-se com seu marido, e Deus lembrou-se dela. Será porque Deus lembrou –se dela?
... E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o “tenho pedido ao SENHOR”. Será que tem base no NT.?
Vejamos: (Mt. 7:7-8) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.

A matemática de Deus.

Muito interessante! Uma mulher estéril pede um filho a Deus, recebe o que pediu, entrega esse como primícias a Deus e em seguida ganha mais cinco. Três filhos e duas filhas. Aqui entra em ação imediatamente a lei da semeadura. Com Deus é assim, nunca falha. (Mt. 7:7-8) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
Essa mulher por um tempo olhou para o seu problema, e sempre citava: “o meu problema, meu problema...” enquanto ela agiu assim, viveu angustiada, amargurada e triste.
No dia em que Ana resolveu olhar para o Deus do impossível, e contar exatamente o que estava acontecendo, confiar e descansar, tudo mudou e mudou literalmente de um dia para o outro.Diz a Bíblia que no dia seguinte Deus lembrou de Ana: ...e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho...
No tempo que as crianças mamam Ana ficou com seu filho, logo após desmamado o filho Ana entregou a sacerdote, Eli como tinha prometido a Deus.
Ana fez uma entrega total. Aqui tem algo maravilhoso para ser aprendido, veja: Só após ter desmamado o menino é que ela fez a entrega, Ana sabia para onde o seu filho estava indo, é muito importante este “amamentar” este amamentar também pode ser subentendido no reino espiritual. É importante este principio, amamente o seu filho minha irmã, dê do leite puro para ele, consagre, faça uma entrega, aí então você poderá ficar tranqüilo, pois para onde quer que eles forem, serão bem sucedidos.

Se eles foram bem “amamentados”, nada, coisa alguma os desviará do propósito de Deus (R. 8:32). Eu dou testemunho disso. Tenho três filhos, e até o final do ano quatro, no lugar mais complicado da sociedade (Universidade), mas eu estou tranqüilo, seguro, em paz, eles foram bem “amamentados”. Nós os consagramos, nós os confiamos ao Senhor nosso Deus.
Amados, os planos de Deus, nunca, jamais poderão ser frustrados a nosso respeito. Agindo Deus ninguém impedirá... A porta que Deus abrir, ninguém fechará...Diz a Bíblia: havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros e um efa de farinha e um odre de vinho, e o trouxe à Casa do SENHOR, a Siló. E era o menino ainda muito criança. Repito, não tenho dúvida que Ana sabia, tinha conhecimento da má reputação dos filhos do Sacerdote. Agora escute, preste bem atenção: Se seus filhos foram bem “amamentados”, consagrados, eles se sobressairão bem em qualquer circunstancia. Samuel teve todo um conjunto de razões para ter se tornado um péssimo ser humano, assim como eram o filhos de Eli, e mais tarde, cheio de razões, ter motivos de sobra para culpar os seus pais, as autoridades, seus pastores, que normalmente é o que acontece, mas com ele não aconteceu, e isto é uma prova contundente, de que agindo Deus ninguém impedirá. Samuel passou para história com um dos maiores profetas que Israel já teve, o profeta que ungiu vários reis, dentre eles, o maior, o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus.
Todo ano Ana ia visitar Samuel e lhe levava uma capa nova. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.

A mulher Ana como referencial.

· Uma mulher exemplar como esposa, como mãe, como serva, certamente
como filha, pois uma boa filha sempre será uma boa esposa, uma boa mãe.
· Uma mulher que conhecia o principio da lei da semeadura, tinha consciência
do valor do dar.
· Uma mulher que não levava desafora para casa, mas sim para Deus.
· Uma mulher sincera o bastante para confessar todos os seus problemas para
Deus.
· Uma mulher que importunava o marido quando provocada pela outra...
· Uma mulher que sabia o “Caminho da casa do Oleiro” onde levar as suas
angustias (Rm. 8:28).
· Uma mulher que mesmo sendo estéril recebia porção dobrada de alimento do
seu esposo para o sacrifício. No fundo da sua alma esse homem cria na possibilidade dessa esposa vir a ter filhos.
· Uma mulher comparada a um grande rio, pois quando lhe jogavam pedras, ela
simplesmente as engolia, nunca agia como uma poça de lama que sempre devolve respingos de lama.
· Uma mulher que mesmo quando mal interpretada por uma grande autoridade
espiritual que a considerou como uma vadia quando orava, não perdeu a compostura.
· Uma mulher que creu que Deus poderia reverter o seu infortúnio, na verdade
essa mulher cria em milagres. Pois o Deus que cerra a madre, também pode abrir a madre.
· Uma mulher que como recompensa tornou-se mãe de seis filhos, e desse filho,
o maior e mais integro profeta de Israel, o profeta que o ungiu um dos maiores reis dessa nação, o homem que foi chamado segundo o coração de Deus.

Irmãos, não esqueçamos, não é como oramos, mas é porque oramos.
Não é porque merecemos, mas porque precisamos, porque somos carente.

Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário