sábado, 2 de janeiro de 2010

Sinal da Placa

Jo.19:19-22 - E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.

Introdução.

Alguma vez você foi multado por entrar na contra mão? Ou estacionar em lugar proibido? Ou entrar em algum lugar que tinha um aviso: “Cuidado cão bravo” e você foi mordido?
Se isso aconteceu, você ignorou a placa.
Ou talvez você tenha levado um choque por não utilizar as ferramentas próprias ao consertar aquela tomada com defeito.
Se isso aconteceu você ignorou os sinais.
Ás vezes todos nós ignoramos os sinais. Deus sabe que às vezes nós ignoramos os sinais. Talvez seja por isso que nós recebamos tantos. Aqui vai alguns: O arco-íris depois do dilúvio significa a aliança de Deus com os homens. A estrela sobre Belém da Judéia anunciou o nascimento do filho de Deus, e todas as estrelas no céu retratam o tamanho da família de Deus. A Santa Ceia é um sinal da sua morte, que também anuncia o seu breve regresso. O Batismo é um sinal do nosso nascimento espiritual. Cada um desses sinais simboliza uma verdade espiritual maior.
Mas existe um sinal que tem um peso representativo muito grande, que talvez nenhum de vocês ainda tenha refletido. Um sinal muito revelador. O SINAL DA PLACA PREGADA NA CRUZ. Algumas poucas e irônicas palavras escritas à mão num pedaço de madeira. Tão comum. Tão simples. Tão fácil de ser ignorado. Assim como algumas pessoas.
A placa da cruz parece simples o suficiente para ser compreendida, também – num primeiro olhar. Você conhece a história.:

Jo.19:19-22 - E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. E muitos dos judeus leram este título, porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.

Sim, algo muito simples. Uma placa pintada à mão, por ordem dos romanos, em três idiomas. É só isso o que ela era. Seria só isso? Não. Seria só isso, se não houvesse os porquês da vida e da morte.
Por que uma placa é colocada acima da cabeça de Jesus?
Por que aquelas palavras incomodavam tanto os judeus?
Por que Pilatos, quando questionado pelos judeus, se recusou a altera-la?
Por que as palavras foram escritas em três idiomas?
Por que essa placa é mencionada em todos os quatros evangelhos?
Por que? Por que?...
Seria porque aquele pedaço de madeira é um quadro da devoção de Deus?
Seria um símbolo da sua paixão em falar ao mundo sobre seu filho?
Seria algo que nos lembrassem que Deus fará o que for necessário para compartilhar com você e comigo a mensagem ali contida?
É possível que aquela placa revele duas verdades sobre o desejo de Deus de alcançar o mundo.

Vamos à primeira verdade:

1 - NÃO EXISTE NINGUEM QUE DEUS NÃO POSSA USAR.

Lendo Lucas 23:42 - percebemos que aquela placa produziu fruto imediatamente. Lembras da palavra do criminoso crucificado ao lado de Jesus cheio de dores antes de morrer? – Lc. 23:42 - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino.
Que coisa interessante! A escolha das palavras usadas por ele. Ele não disse “salva-me Senhor”. Ele não implorou “tenha misericórdia de minha alma Senhor”. Muito interessante! Ele falou como um servo que se dirige a um rei. Será por que?


Por que aquele ladrão cita o reino de Deus?
Qual era o conhecimento dele sobre isso?
Será que ele ouviu Jesus falar sobre isso em algum lugar?
Ou algum dos discípulos lhe evangelizou?
Ou talvez, foi porque simplesmente ele leu a placa?. O ladrão sabia que estava em uma grande enrascada. Ele vira a sua cabeça na direção de Jesus, lê a proclamação real e pede ajuda real. Talvez tenha sido simples assim, não sabemos. Se foi realmente assim, a placa foi o primeiro instrumento usado para proclamar a mensagem da cruz! E por causa da placa, uma alma foi salva. Tudo porque alguém pregou a placa na cruz.
Eu não sei se os anjos fazem entrevista para alguém entrar no céu. Mas se fizer. Imaginemos a seguinte cena:

O ladrão da cruz chegando aos portões de marfim, adornados de diamante do Centro de Processamento de Dados do Céu. Veja como ficou:

Anjo: Sente-se. Agora, diga-me, Sr... Sr... ..Ladrão, como você foi salvo?

Ladrão:Eu apenas pedi que Jesus se lembrassem de mim em seu reino. É claro que eu não esperava que fosse acontecer tão rápido assim, mas aqui estou.

Anjo: Entendo. E como você descobriu que Ele era um Rei?

Ladrão:Havia uma placa acima da sua cabeça que dizia: “Jesus de Nazaré, Rei dos judeus”. Eu acreditei naquela placa e – aqui estou!

Anjo:(Tomando nota num caderno) Acreditou... numa... placa?.

Ladrão: Isso mesmo. A placa foi colocada lá por um cara chamado João.

Anjo: Acho que não.

Ladrão:Hmmm. Talvez tenha sido aquele outro discípulo, chamado Pedro.

Anjo: Também não. Não foi Pedro.

Ladrão: Então que Apóstolo foi?.

Anjo: Bem, se realmente você quer saber, não foi nenhum Apóstolo, essa placa foi colocada ali por ordem de Pôncio Pilatos.

Ladrão: Não Brinca! Pilatos, hein?

Anjo: Não se surpreenda. Deus usou uma sarça para chamar a atenção de Moisés.
Deus usou uma Jumenta para convencer um profeta do seu erro.
Deus usou um grande peixe para chamar a atenção de um outro profeta.
Deus Usou uma prostituta para salvar os espias em Jericó.

Ouça bem, continuo o anjo. Não existe nada nem ninguém que Deus não possa usar. Bem isso é tudo. (Carimba o papel) entregue isso no próximo guichê. (O ladrão começa a sair), e ouve, Apenas siga as placas!.

Em uma coisa, creio que todos nós estamos de acordo. Pilatos não tinha a menor intenção de pregar o evangelho. Na verdade, o que realmente ele queria anunciar com aquela placa, era que “aqui só há lugar para um rei, e esse rei sou eu”. “É exatamente isso que nós os romanos fazemos com qualquer um rei judeu que aparecer”
Com aquela placa ele queria dizer também o seguinte: O rei dessa nação é um escravo, um criminoso crucificado; e se esse é um rei, o que será da nação que tem um rei como esse? Pilatos também queria humilhar e escarnecer dos judeus. Mas Deus tinha outro propósito... Pilatos foi um instrumento de Deus para pregar o evangelho. Como um simples mortal, sem saber, Pilatos se tornou um “escrivão” dos céus. Deus ditou e ele escreveu numa placa de madeira. E aquela placa mudou o destino de um leitor.

O poder das palavras:

Um ladrão é levado a Cristo por Pilatos que havia rejeitado a Cristo.

Lembra que nós falamos de duas prováveis verdades reveladas por aquela placa?.

Aqui vai a segunda verdade.

2 - NÂO EXISTE LINGUA QUE DEUS NÃO POSSA FALAR

Todos que passassem por ali poderiam facilmente ler a placa sobre a cruz, primeiro porque estava num lugar de destaque, segundo, estava escrita em hebraico língua dos judeus, latim e grego – as três línguas mais falada no mundo da época. Hebraico era a língua de Israel, a língua da religião; latim era a língua dos romanos, a língua da lei e do governo; e o grego era a língua da Grécia, a língua da cultura. Cristo foi pregado por Pilatos em todas as três línguas. Deus tinha uma mensagem para cada uma dessas três línguas: “Cristo é Rei”. As línguas poderiam até ser diferente, mas a mensagem era a mesma: “Jesus é Rei”. Já que Jesus é Rei pára todos os povos, a mensagem precisa ser na língua de todo os povos.

Não existe língua que Deus não possa falar. O que me leva a uma curiosa pergunta:
Em que língua Ele está falando com você?
Que pistas Ele tem te dado no drama diário da tua vida? Deus realmente fala. Ele nos fala em qualquer língua que nós compreendamos. Hei, Ele pode está te falando sem palavras. Ele faz isso.

Atenção, atentos!

Existem momentos em que Ele fala a língua da “abundância”. Sua carteira e seu bolso estão cheios?

Você tem roupas legais para vestir? Carro pra andar? Isso faz você se sentir bem, não é? Mas cuidado, não fique tão orgulhoso do que você tem, não ponha seu coração nisso, isso é perecível – Lc. 12:34 - Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Será que você tem tanto para poder dar mais?. Você sabe o que Paulo diz para nós na carta aos Corintios – IICor. 9:8 -E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra. Deus está falando a você a língua da “abundancia”? Isso é muito bom! Mas não esqueça, Deus fala de outros modos.

Tem também a língua das lutas, das provações. Não esqueça o que o apóstolo Paulo escreveu pra nós: .. Sei está satisfeito em qualquer situação. Amados, nunca teremos tudo que desejamos, porque se não seríamos destruídos.

Às vezes damos de cara com grandes desafios (que é outro nome para “oportunidade, que também é uma linguagem”). E de vez em quando nos encontramos em situações que nos fazem sentir bastante desconfortáveis. Que também é uma outra língua.

E não temos idéia de como chegamos ali. Ou porque. Ou qual é a questão.

Mas Deus sabe. E trabalha isso em nosso benefício – com um cuidado amoroso – a cada dia.
Tudo que temos que fazer é prestar atenção nesse tipo de linguagem de Deus. Lembra do texto? ITs. 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Do mesmo modo que fez com a placa da cruz, Deus fala a cada um de nós na língua que precisamos ouvir.
Deus tem, sempre teve, um plano especial para a vida de cada um – e Ele fala a você sobre isso de diversos modos. Às vezes Ele grita... ás vezes Ele sussurra. Você está escutando

Hb. 4:7 - ...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. (Placa)


Deus seja Louvado!!

Mensagem adaptada pelo Pr. Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário