sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Arrebatamento da Igreja

Arrebatamento da Igreja

I Ts. 4:13-18 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

I Co.15:51-58 – Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Introdução:

É possível, está escrito, e Deus já deu prova de que realmente vai acontecer, conforme descreve os textos seguintes:

Hb. 11:5 – Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o
trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.

II Reis 2:1-11 – Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel. Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim vieram a Jericó. Então, os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas e, de longe, pararam defronte; e eles ambos pararam junto ao Jordão Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco. Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede- me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

Também a Bíblia fala na ressurreição dos que dormem em Cristo e na sua transformação juntamente com aqueles que estiverem vivos e permanecerem firmes até a vinda do Senhor Jesus, a qual é eminente e bendita esperança da Igreja.
Arrebatamento – Estado de quem se acha arrebatado; êxtase, enlevo, transporte, arroubo, arrebato.

A palavra rapto não existe na Bíblia, mas está definida no dicionário como o “ato de levar uma pessoa de um lugar para outro, especialmente para o céu como foi o caso de Elias e Enoque”
É uma palavra que se enquadra na remoção secreta dos escolhidos desse mundo pelo Senhor.

Provas Bíblica

1 - Passagens principais no Novo Testamento que confirmam este acontecimento:

- Jo. 14:1-6 –Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

I Ts. 4:13-18 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

1.1 – Definição:

1.1.1- Redenção do nosso corpo – Rm 8:23
1.1.2- Bendita esperança, aparição e glória – Tg. 2:23
1.1.3- Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados – I Co.15:51
1.1.4- Seremos arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares – I Ts. 4:17

2 – Quando se dará o Arrebatamento?

2.1 – Ap. 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora,
vem, Senhor Jesus!
Hb. 10:37 – Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.
IPe. 4:7 - E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.

3 – Sinais que precederão o Arrebatamento:

3.1 – Sinais sociais - Mt. 24: 6-12 - E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores. Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.
3.2 – Sinais naturais - Mt. 24: 7 - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Lc. 21:25 - E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;
3.3 – Sinais políticos – Lc. 21:24 - E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
3.4 – Sinais morais – IITm.3:1-4 - Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
3.5 – Sinais religiosos – Mt. 24:10 –12 - Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará.
3.6 – Sinais científicos – Dn. 12:4 - E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

4 – Quem serão os arrebatados?

4.1- Aqueles que seguem a Cristo – Jo. 14:1-6
4.2- Aqueles que tem os primeiros frutos do Espírito e esperam a redenção dos seus corpos –
Rm 8:23.
4.3- Os que dormem em Jesus – I Ts. 4: 14
4.4- Os vencedores - Ap. 2 - 3
4.5- Hb. 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo- se uma vez, para tirar os pecados de muitos,
aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.

4.6- ICo. 15:23 - Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo,
na sua vinda.
4.7- ITs. 3:13 - Para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade
diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos.

5 – Conseqüências do arrebatamento:

5.1 – A Igreja ausente da terra – Is. 26:20 – Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Fp. 3:20 - Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
5.2 – O Espírito Santo Partindo com a Igreja – 2 Ts. 2:7 - Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado.
5.3 – A situação dos crentes que ficarem – Ap. 13:16-17 - E faz que a todos, pequenos e
grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. (falar sobre o chip)
5.4 – O inicio da Grande Tribulação – Ap. 3:10 – Como guardaste a palavra da minha
paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Sf. 1:14-18 - O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso. Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas. E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne, como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.
Lc. 21:25-26 - E haverá sinais no sol, e na lua, e nas estrelas, e, na terra, angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo, porquanto os poderes do céu serão abalados. E, então, verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória.

5.5 – Terá inicio o Milênio – Ap. 20:2-7 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o
diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

5.6 – A Igreja será conduzida ao tribunal de Cristo - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
5.7 - A Igreja nas Bodas – Ap. 19:9 - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

6 - Não somos desse mundo.

6.1- Temos uma esperança – I Ts. 4:13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes
acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
6.2- Temos uma Cidade a nossa espera – Fp. 3:20-21- Mas a nossa cidade está nos céus,
donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

7 – Radiografia do Arrebatamento.

7.1- As trombetas soando – porque vai começar a grande tribulação e O Senhor mandou buscar os seus escolhidos. Uma voz de comando como de um General no campo de batalha.
7.2- A voz do Arcanjo – alguns estudiosos acreditam ser o arcanjo Miguel no comando dos
outros anjos a serviço dos salvos –Dn. 12:1 – Ap. 12:7

Ap.12:7-9 - E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e
batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Assim acontece o inicio do fim do diabo.

7.3- A trombeta soando é o sinal para o ajuntamento dos salvos – I Co.15:51-52 - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
7.4- Os mortos ressuscitados – Nem todos os mortos, só os que morreram em Cristo. Esta
esperança está baseada no fato de que Jesus morreu e ressuscitou. 1Ts. 4... Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós os vivos teremos os nossos corpos transformados – I Ts. 4:13-17 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Conclusão.

A esperança de ver Jesus, leva-nos a purificar-nos cada dia mais -I Jo. 3:1-3 - Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Esperamos ansiosamente o Senhor. Paulo diz para consolar-nos uns aos outros até volta do Mestre.

Você quer fazer parte desse grande acontecimento?

Diga quem você é

Não pregue mentiras. Se você é Jacó, não diga: “Sou Esaú”(Gn 27:19).
Faça como José: “Eu sou José” Gn 45:3, ou como Jesus: “Eu sou Jesus” (At. 9:5).

Identifique-se, revele a sua verdadeira identidade. Não se esconda no anonimato. Seja você mesmo. Não use documentos falsos. Assuma o seu nome, sua filiação, sua naturalidade, e a data do seu nascimento. Seja autentico. Não se engane e nem engane os outros a seu próprio respeito.

Diga quem você é. Não encubra o seu mau caráter. Não minta. Se você é pecador, e certamente é, diga sem rodeios: “Ó Deus, sê propicio a mim, pecador!” (Lc 18:13). Se você é um miserável, confesse sem acanhamento: “ Eu sou pobre e necessitado” ( Sl 40:17; 70:5).

Arranque a máscara. Deixe tudo a descoberto diante de Deus. Não seja como os tais sepulcros caiados, “que por fora se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície” ( Mt 23:27).

Faça um auto retrato honesto e verdadeiro. Fique “nu” na presença de Deus. Tire os tais “trapos de imundície” que o cobrem ( Is 64:6).

Acabada todas as fantasia e todas as formas de hipocrisia, apresente-se diante de Deus, tal qual você é e implore sua misericórdia, sua graça, seu perdão, sua intervenção.

Então você será atendido, perdoado, renovado e transformado, pois Deus não despreza “coração compungido e contrito” ( Sl 51:17)!
Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário