sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Frieza Espiritual

Frieza Espiritual

Um dos maiores perigos da nossa geração.

A frieza com o Senhor, inicia com o relaxo com suas coisas. Não as colocando em pratica, fazendo as coisas pela metade ou desobedecendo de vez. E geralmente acontece assim: deixa de ler a Bíblia, deixa de orar e de se envolver com as coisas do Senhor. No principio ate sente falta, mas com o tempo vai se acostumando, acomodando-se e dai para o fracasso com Deus e um pulinho. Basta vir a prova na sua vida ou o ataque direto do tentador, ele não resiste.

Veja o exemplo – Mt. 7:24 a 27.

Na Bíblia a frieza espiritual anda em sociedade com a negligencia que e sinônimo de preguiça, indolência. O sábio Salomão chama o negligente de “irmão do desperdiçador”
Pv. 18:9 - 19:15 – 22:13
O servo negligente com as coisas do Senhor é mau, inútil diante de Deus, será deixados de lado depois de certo tempo de luta do Espírito Santo com ele.
O servo negligente é desordenado, desorganizado e ainda atrapalha. II Tes. 3:11

I – Resultados da negligencia com as coisas do Senhor:

a) – Escravidão, desapontamento – Pv. 12:24 – 13:4
b) – Ruína – Ecl. 10:8 – I Tm..5:13

Por que encontramos tantos crentes olhando saudosista quanto ao passado? O que aconteceu? FRIEZA ESPIRITUAL
Por que encontramos tantos crentes em cima do “muro” não sabendo o que fazer de suas vidas com o Senhor ? FRIEZA ESPIRITUAL.

Acharam o Caminho andaram nEle, andaram com Ele, mas não permaneceram nEle, descuidaram-se e agora estão sofrendo fome e sede do sobrenatural, nessa carência correm o risco de se envolverem com o “sinistro” pai da mentira. Tudo começou com a negligencia.

II – Qual o perfil dos Servos de Deus?

a) – Prudentes – Mt. 10:16 – Lc. 16: 18 – Ef. 5:15
b) – Zelosos – Tt. 2:14 – Ap. 3:19
c) – Sábio – I Co. 4:10
d) – Diligentes – Pv. 21:5 – Jr. 48:10

O Crente é luz, e sal, onde quer que ele ande, deve se comportar como tal, resplandecendo, temperando, salgando para gerar sede, sede de Deus no coração sofrido do homem

III – Como combater o esfriamento espiritual?

Nunca perder o Senhor de vista, colocar em pratica o que Ele nos ensina pela sua palavra, dentre as quais estão meditação na palavra e oração. Josué 1:5-8. Não existe outro caminho, outro modo. O caminho é esse mesmo. Não há outro forma de nos relacionarmos com o Senhor senão pela sua palavra e pela oração. Não deixando de congregar como é costume de alguns... (Hb.10:25)

Só existe uma forma de aprender, é praticar e ir praticando, na medida que continuamos vai sendo gerado em nosso corações o desejo em conhecer mais e mais. Vejamos alguns textos que nos ajudarão quanto a palavra e a oração.


Palavra: - Lc. 6:47 – 8:21 – Sl. 11 / 15 / 27 / 63:6 / 78 / 99 148
Oração: - Ed. 10:1 Sl. 109:4 Lc. 6:12 – I Ts. 3:10

Alguns de nós, e não é pouco, que querem imediatamente a coroa antes da cruz, e é impossível dentro do plano de Deus, que os discípulos de Cristo recebam a coroa antes da cruz, porque precisamos do processo da cruz antes de receber a coroa, essa é a ordem, não pode ser diferente. Vejamos como é isso.

Frutos da Cruz:

Contentamento –Viver em Cristo – Justiça própria tratada – Ressentimentos curados – Perdão – Misericórdia – Auto Estima curada – Relacionamento sadios e duradouros – Sofre o dano – Não se justifica – Transparência – Preciosidade e pureza - “O diamante das próprias cinzas” – Trabalho – Frutificação.

Não resta duvida que somos filhos do Rei, agora, esse fato não anula a possibilidade de enfrentarmos luta, só que, em hipótese alguma sofreremos os danos, pois é real o que disse Paulo pra nós em II Co. 4:8-9.

I - Exemplos de alguns servos de Deus que venceram com facilidades:

a) – Isaque – Recebeu tudo pronto. Herdou tudo do seu pai, até a esposa lhe chegou as mãos. Vida espiritual sem oposição. ( Filho obediente- figura de Cristo), teve suas batalhas, mas sem muitas dificuldades venceu todas. ( Abraão – Isaque – Eliezer – Rebeca).
b) – Salomão – Recebeu tudo pronto do seu pai Davi. Teve riquezas, mulheres, exércitos, progresso, paz, honra e vida espiritual normal até o inicio da sua desobediência. ( Sabedoria de Deus. Peça a Deus que dar e não joga em rosto – Pv. 31 – Agur (Equilíbrio)

II – Exemplo de alguns servos de Deus que venceram com dificuldades:

a) – Abraão – teve de sair de suas terras quase sem nada, andou peregrinando em terras estranha em busca de uma promessa, enfrentou dificuldades aos estremos, esperou longos anos para ver cumprida a promessa que Deus lhe tinha feito, e quando viu cumprida a sua promessa que era um filho na sua velhice, Deus testando mais a sua fé o pediu em sacrifício. Essa experiência o qualificou singularmente como nosso pai na fé.

b) – Jose – foi traído, difamado, injustiçado, e vendido como escravo – resultado: Deus na sua soberania agiu como bem entendeu em relação a José, a sua maneira o conduziu e o livrou de todas as suas aflições fazendo triunfar sobre todos os seus inimigos, pela sua submissão Deus o colocou como o segundo homem na hierarquia do poder egípcios. Deus o preparou para ser uma benção para o seu povo assim como são todos os seus servos. ( Perseverança – Sábio – soube esperar o tempo certo).

c) – Eliseu – Antes do seu chamado tinha endereço, uma família, depois perdeu tudo, mas isso não o preocupava, a preocupação desse homem de Deus era única e exclusivamente fazer a vontade do seu Deus. Resultado: foi um forte nas mãos do Senhor. Um forte na fé, uma benção para a vida dos outros.( Audasiosamente fez o dobro do que fez o seu mestre Elias)

d) – Jeremias – Transmitia a palavra de Deus e era não ouvido e nem aceito, foi perseguido e sofreu muitas aflições na sua vida. Resultado: Homem abnegado – convicto – grande profeta nas mãos de Deus.

E assim muitos outros homens de Deus como João Batista, Estevão, Paulo, não tiveram facilidades em suas vidas, mas nem por isso deixaram de ser vencedores e até mais que vencedores. Homens dos quais o mundo não era digno.

Todos os homens que se deixaram ser conduzido por Deus quer na facilidade ou na adversidade foram instrumento para abençoar outros na face da terra.

De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.
Sê tu uma benção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gn. 12:2-3

Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário