sábado, 2 de janeiro de 2010

FÉ VIGOROSA

Rm.4:18-19

Introdução

Um dia alguém perguntou a um patriarca da fé do nosso tempo de nome Jorge Muller: Qual é a maneira de se possuir uma fé vigorosa? Respondeu o grande patriarca: “A única maneira de se possuir uma fé vigorosa, é suportando grandes aflições”

Provas bíblicas:

At. 20:19 - Servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram.
Tg. 1:2-4 - Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde.

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Verso 12 - Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

IPe. 1:6 - em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações.
Rm. 5:3-5 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
IICo.11:22-29 - São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São descendência de Abraão? Também eu. São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me abrase?

“Uma grande fé precisa conhecer grandes provas.”

Amados, não nos enganemos!

“É na tempestade que Deus prepara os seus para o Seu serviço.”
Ouça: Quando Deus quer um Carvalho (Ipê) Ele o planta onde as tempestades são comuns, onde as tormentas o fustigarão, onde as chuvas baterão forte nele, é nesse momento que o Carvalho como rei da floresta, finca mais profundo as suas raízes, e suas fibras ficam mais enrijecidas e ganham mais qualidade.

Nós temos aprendido que quando Deus quer aperfeiçoar um homem Ele o coloca exatamente na “tempestade.” A história dos grandes homens é sempre de rudezas e asperezas.
Está provado que nenhum homem se faz, enquanto não tiver passado pelas ondas da tormenta e encontrado a resposta da sua oração: “Ó Deus toma-me..., Quebranta-me..., Faz-me..., Cria em mim...”.

A tribulação tem sido o caminho do triunfo – At. 20:24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
A tribulação tem sido a marca no caminho de todos os grandes reformadores ( Lutero – Savonarola – Knox – Wesley). Eles alcançaram o poder, através de grandes tribulações.
Não é segredo que o sofrimento sempre foi a porção dos grandes.
Paulo em Fp. 4:4-14 -Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Meus irmãos, o Apostolo Paulo estava destituído de todo tipo de conforto, numa cela de prisão, quando escreveu essas palavras.

“Conta-se que um rei foi uma certa manhã ao seu jardim e ali encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho que ficava próximo ao portão, o que significava tudo aquilo. Descobriu que a arvore estava cansada de viver, porque não era tão alta e elegante como o pinheiro. O pinheiro por sua vez, estava desolado porque não podia produzir uvas, como a videira. A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro.

O pessegueiro queria ser como o gerânio. O gerânio por sua vez, estava desanimado também, porque não era alto e bonito como o lírio. Essa sucessão de derrota estava ocorrendo em todo o “jardim”. Chegando o rei perto de um pé flor chamado de “amor perfeito” percebeu algo diferente, sua corola brilhava e alegremente permanecia erguida como sempre. “Muito bem meu amor prefeito” alegro-me de encontrar, no meio de tanto desanimo, uma florinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada. “Não meu senhor não estou. Eu reconheço que não sou de muita importância, mas, vendo tudo isso, toda essa cena no seu jardim, cheguei à conclusão que se o senhor no meu lugar quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro, ou um lírio, o senhor teria plantado um deles; mas sabendo que o senhor queria um “amor perfeito”, estou resolvido a ser o melhor “amor perfeito” que posso.

E então meu irmão?

Como será de agora em diante?
Como será tua vida?
Tu não é Marcos; tu é Raimundo.
Tu não é Francesco, tu é Eraldo.
Tu não é Mariluce, tu é Regina.
Tu não é Iran, tu é Braga.

Como será de agora em diante?
Tu não é Ricardo, tu é Julliano.
E agora?
E agora? A resposta mais sensata, mais equilibrada é:
Seja você mesmo, você tem uma identidade, tem um destino, tem um propósito.
Você tem uma cruz feita com medida especiais, com peso certo, que só você pode carregar.

Ouça: Algumas décadas atrás, morando num orfanato, com aproximadamente 16 anos, um dos grandes evangelistas desse século, Morris Cerulo fez um pedido a Deus, disse que gostaria de ser um instrumento de Deus, mas que gostaria de ser como Moisés, e Deus lhe respondeu: Queres tu ser igual a Moisés? Pois bem, Moises foi rejeitado pelo seu povo, matou um homem, morou quarenta anos no deserto, depois conduziu um povo teimoso mais quarenta anos pelo deserto. Ainda queres tu ter a experiência de Moisés? Não Senhor, disse Cerulo. Pai, então eu quero ter a experiência de Davi, de Davi? Pois bem: Davi me desobedeceu; Davi foi perseguido pelo seu filho; Davi matou um homem para ficar com sua esposa, quatro dos seus filhos morreram em função disso Ainda queres ter a experiência de Davi? Não Senhor. Me dar a experiência de Abraão, de Abraão, pois bem: Abraão quase teve que sacrificar seu filho, Abraão mentiu, entregando sua esposa para um rei com medo de morrer, Abraão teve dúvidas de mim, quando aceitou deitar-se com a concubina de Sara. Ainda queres ter a experiência de Abraão? Não Senhor, me perdoa, disse Cerulo, quero ter a minha própria experiência. E teve, e ainda está tendo, seu nome faz parte da história do evangelismo mundial do nosso tempo.

Seja você mesmo, você tem uma identidade, tem um destino, tem um propósito.
Você tem uma cruz feita com medida especiais, com peso certo, que só você pode carregar.
Não podemos esquecer, uns nascem com propósitos específicos, outros com propósito gerais.
Nem todos nasceram com os mesmo propósitos. Aqueles que nasceram com propósitos específicos, receberam dons específicos, habilidades que nem todos possuem.
ICo. 12:4-12 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.

Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

IPe. 4:10 - Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Não posso esquecer o restante do texto, e destacar a parte mais importante, essa palavra que vem carregada de muito significado. (despenseiro)

IPe. 4: 12-19 - Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador? Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem- lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem. O Homem de uma fé vigorosa é um despenseiro, e dessa despensa precisa fluir o conteúdo dos versos 8-10 - Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados, sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Precisamos não esquecer o que relata Isaias no Capítulo 6:8 - Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

Nós entendemos que aqui Deus fez uma grande assembléia, e nessa assembléia se faz presente: O Pai, O Filho, e O Espírito Santo, juntamente com os arcanjos, querubins, serafins e os anciãos para tratar de um assunto que mudaria o destino da humanidade. Deus fez um desafio, ... A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Por algum tempo reinou o silencio, de repente alguém diz: ... eis-me aqui, envia-me a mim.

Coube a Jesus essa tarefa delicada, a ninguém mais. João Batista foi enviado no mesmo tempo, mas quando lhe perguntaram quem ele era, veja o que ele disse:
..Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Mt. 3:11)
... Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. (Mc. 1:7 )
... Este é aquele que vem após mim, que foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar as correias das sandálias. (Jo. 1:27)
... João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as sandálias dos pés.(At. 13:25)
Um dia Jesus passando perto de João e seus discípulos, João disse: ...Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo. 1:29) E Jesus disse sobre João: Jo. 11:7-14 - ...Começou Jesus a dizer à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho. Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

Compreenda bem meu irmão!

Nunca esqueça isso!

Deus não chamou Moisés de Josué, nem Josué de Moisés, ambos no seu tempo, foram usados por Deus poderosamente, no seu tempo.
Deus não chamou Elias de Eliseu, nem Eliseu de Elias, ambos no seu tempo foram usados poderosamente por Deus, no seu tempo.
A palavra chave aqui é tempo, tempo de Deus.

Assim será contigo, tem sido comigo.

Não esqueça outra coisa, essa também de fundamental importância.
Rm. 5:3-5 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Você sabe por onde José, filho de Jacó teve que andar para chegar a Primeiro Ministro do Egito?

Você sabe o que teve que suportar Sadraque, Mesaque e Abdenego, para que aprendêssemos a lição de perseverança, e não de murmuração?
Você já ouviu falar de Raabe a meretriz, de como ela se comportou, o que ela fez, para que seu nome constasse na seleta lista genealógica de Jesus?
Você já leu sobre a judia pobre chamada Éster, como essa moça se tornou rainha do Império Persa, qual foi o seu grau de coragem?

Hb. 11:32-38 - E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos.

As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
Ainda tem centenas para ser citado aqui, mas é suficiente por hoje.
Leia meu irmão, procure conhecer o conteúdo da Bíblia, faça parte dessa história, se comportando como vencedor.

Foi para isso que você foi chamado.

IPe. 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Tg. 1:2-6 - Meus irmãos, tende motivo de todo alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé uma vez com firmada produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros e nada deficientes. Se porém algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário