sábado, 2 de janeiro de 2010

ATÉ O PARDAL ENCONTROU CASA

Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
Sl. 84:3 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.


Introdução.

E o homem? O homem é mal. Moisés, Moisés vou destruir essa geração, vou destruir esse povo e te dar um povo diferente, cansei de insistir com esse povo. Escute exatamente o que disse Deus em relação ao homem naquele tempo: Ex. 32:9-11 - Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado. Agora, pois, deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e os consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Porém Moisés suplicou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
O homem é o único ser criado e dotado de entendimento, por que? Porque o homem é o único ser criado à imagem e semelhança de Deus. Deus fez questão que dessa sua criação, mais alguém fizesse parte, então chamou o Filho e o Espírito Santo, e disse: Gn.1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Todos os outros seres foram criados partindo de uma voz de comando - ... haja isso, haja aquilo e foi acontecendo. O homem não! O homem foi planejado, foi projetado, o homem foi moldado porque precisava representar bem o seu criador, afinal seria feita à sua imagem e semelhança. Todo os outro seres criados por Deus, tem representatividade em si mesmo, o homem não. Veja: O peixe é simplesmente peixe, o cavalo é simplesmente cavalo, o cachorro é simplesmente cachorro, o homem não! O homem é um ser formoso, criado à imagem e semelhança do seu criador, dotado de inteligência, emoções. O homem não é simplesmente homem, o homem é espírito alma e corpo. O homem é um espírito que habita num corpo e tem uma alma. O homem é o único ser pensante, o único que pode fazer escolha, o único que pode decidir onde vai viver sua eternidade.
O homem é o único ser que se auto destrói . Nenhum outro animal se suicida.
O homem é o único a quem Deus deu livre arbítrio.

É triste e ao mesmo tempo assustador quando nos deparamos com textos como de Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. Quando o que alegra o coração de Deus é o que descreve o rei Davi no Salmo 84:3 –12 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá) Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Amados, apesar de toda rebeldia do homem. Deus nunca desistiu de reconduzir o homem de volta ao Paraíso.

Desde o Édem, várias Alianças foram colocadas em ação, com o fim único de resgatar o homem, como por exemplo:

1 – Aliança Pré-Diluviana – (Gn. 6:18 - Mas com você estabelecerei a minha aliança, e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. – Aqui não tem idéia de contrato, de pacto, ou de acordo – Deus disse a Noé que estabeleceria com ele uma aliança. Já Gn. 9:9-17 temos uma aliança com pacto.

2 – Aliança com Abraão – Com uma pequena diferença em relação à aliança com Noé. Aqui nós temos um aliança com promessa. Gn. 15:8-18 - E disse ele: Senhor JEOVÁ, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caíram sobre ele. Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.

Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades.

Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates. E também Gn. 17:6-8 - E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti. E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.

E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.

3 – Aliança Mosaica (Moisés) – Aqui temos a confirmação da escolha de Israel como nação – Israel foi soberanamente escolhida por Deus – É uma continuação da aliança com Abraão. Moisés foi o grande responsável pela não destruição de Israel como povo, ele se colocou entre Deus e o povo, como intercessor.

4 – Aliança Davidica – Salmo 89: 3-4 - Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. A aliança Davidica é messiânica em seu sentido final. Salmo 89: 3-4

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Is. 42:6 - Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo e para luz dos gentios; para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere, os que jazem em trevas.

Ml. 3:1 - Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos.

5 – Nova Aliança – A aliança da plenitude dos tempos, da consumação das épocas – Gl. 4:4 - mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. Hb. 9:6 - Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Tudo isso, repito o alvo maior foi o homem, e continua sendo o homem. Tudo isso que acabamos de ouvir, é Deus em movimento afim de resgatar o homem, que se perdeu no Jardim do Édem.


Vejamos o que escreveu o profeta Jeremias – Jr. 8:4-7 - Dize-lhes mais: Assim diz o SENHOR: Cairão os homens e não se tornarão a levantar? Desviar-se-ão e não voltarão? Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano e não quer voltar.

Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.
Infelizmente para muitos já se cumpriu o que está escrito no verso 20 do cap. 8. Jr. 8:20 - Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Acabou o tempo da graça e muitos não se salvaram. Continua Isaias: - Jr. 8:7 - Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou, e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. E o que diz Deus em Jr. 8:13? - Certamente os apanharei, diz o SENHOR; já não há uvas na vide, nem figos na figueira, e a folha caiu; e até aquilo mesmo que lhes dei se irá deles. Por isso Eu os rejeitei. Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel intercedessem por eles Eu não os ouvia, Eu não lhes mostraria favor. Já há uma sentença sobre eles, por não se arrependerem dos seus pecados.

Veja Jr. 15:2 - E será que, quando te disserem: Para onde iremos? Dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR: Os que são para a morte, para a morte; e os que são para a espada, para a espada; e os que são para a fome, para a fome; e os que são para o cativeiro, para o cativeiro.


Deixaram de confiar em Mim para confiar no homem.

Leiamos o que Deus diz em Jr. 17:5-6

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Porque será como a tamargueira (arbusto ) no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Quando na verdade, o que o Senhor quer de nós, é o que também está escrito no mesmo capítulo, nos versos 7-11

Ele é misericordioso.Veja:

Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Como a perdiz que ajunta ovos que não choca, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará e no seu fim se fará um insensato.
Deus na sua infinita misericórdia, é O único que pode nos compreender. Ouça o Ele afirma através de Jeremias: Jr.15:19-21 - Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então, te trarei, e estarás diante da minha face; e, se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.

E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR. E arrebatar-te-ei da mão dos malignos e livrar-te-ei das mãos dos fortes.
Se caminharmos por aqui, e tudo indica que não há um caminho melhor que esse, teremos que passar pela casa do oleiro, ouça: Jr. 29:11-13 - Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

O Senhor diz através do seu Profeta: Jr. 23:5-6 - Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com que o nomearão: O SENHOR, Justiça Nossa. Isto já está em evidencia em Cristo Jesus.

Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário