sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os Vôos da pomba

Gn. 8: 6-12


Introdução

Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas de sobre a terra. Depois, soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra; mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca. Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca. À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele. ( Gn. 8:6-12 ).

A pomba é um símbolo da paz.
O texto diz que o dilúvio havia terminado, a paz tinha chegado; o lar estava próximo, um novo dia havia raiado. Há quem interprete a pomba como símbolo do evangelho, que traz paz e reconciliação. A pomba conforme o texto foi enviada por três vezes. Cremos que um homem bom receberá de Deus mais de uma chance.
Pomba no hebraico (V.T), é yonah, palavra usada por 31 vezes conforme textos: Gn. 8:8-12 – Sl. 55:6 – Ct. 1:15 – Is. 38:14 – Jr. 48:28 – Naum 2:7 - No N.T. a palavra usada para pomba é Peristerá, usada por dez vezes: Mt. 3:16; 10:16 ; 21:12 – Mc. 1:10; 11:15 – Lc. 2:24 – Jo. 1:32; 2:14-15. As pesquisas através da arqueologia têm provado que essa ave vem sendo domesticada desde os tempos mais remotos. Em 2.500 Ac. Era usada no Egito como alimento. No A.T era usada pelos pobres como sacrifício por não terem condição de sacrificar carneiro ou boi . Nos tempos Neotestamentário sabemos que os indivíduos que vendiam pombas sentavam em redor do recinto do templo ( Mt. 21:12 ). Quando das alusões dos sacrifícios dessas aves no V.T ver Gn. 15:9 – Lv. 5:7 o trecho de Lc. 2:24 – revela que José e Maria sacrificaram um par dessas aves - ...e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos. De acordo com a lei de Moisés que requeria isso quando nascia uma criança ( Lv. 12:8 )

Analisando o texto:

Vs. 8 – Depois, soltou uma pomba para ver se as águas teriam já minguado da superfície da terra;
Somente aos pares essas aves faz vôos de longa distancia – ( Ecl. 4:9 ) Melhor é serem dois
do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. ( Ecl. 4: 11-12 ) Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se
rebenta com facilidade.
Se a pomba não voltasse Noé saberia que tinha terra seca por perto.

Vs. 9 – Mas a pomba, não achando onde pousar o pé, tornou a ele para a arca; porque as águas cobriam ainda a terra. Noé, estendendo a mão, tomou-a e a recolheu consigo na arca.

Não achando onde pousar o pé.
O resultado esperado não falhou, apenas foi adiada, uma significativa lição para nós, que muitas vezes nos mostramos muito ansiosos, e até outras vezes desesperados.
Paulo ( II Cor. 4:8-9 ) - Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos - ( Fl. 4:6 ) Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Pedro diz: ( I Pe. 5:7 ) Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Um dos problemas da vida é o das “Orações não respondidas” (aparentemente).
Quando esperamos em Deus as coisas acontecerão dentro da sua vontade, e melhor ainda se é a vontade soberana.
O adiamento dessa resposta não é um fracasso, é apenas Deus lapidando a pedra, ou moldando o barro, e tudo isso leva tempo.
A pomba voltou e Noé a recolheu na Arca.

Mais espera e mais agonia da esperança adiada. Paulo disse: (Rm. 4:18) - Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. –( Rm. 5:3-5 ) E a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

O versículo 9 nos mostra mais espera e mais agonia da esperança adiada.
Meu irmão “mas a esperança adiada não é mesma coisa que esperança perdida”. Veja o versículo seguinte.

Vs. 10 – Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba fora da arca.

Esperou ainda outros sete dias – É impossível abrir uma porta que Deus fechou, mas ao chegar o tempo certo para uma porta ser aberta, ela abrirá por si mesma.
Alguém já disse: É sempre cedo demais para desistir”. Não esqueça. A persistência rende dividendos.
Vs. 11 - À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

À tarde ela voltou – E isso por ter achado fora da Arca alimentação apropriada, razão pela qual não voltou imediatamente, mas só no fim do dia. As coisas estavam melhorando. Graças a Deus pelos “Melhoramentos”. No bico uma folha nova de oliveira – A pomba trouxe esperança no fim da tarde.

Sl.30:5 – Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao
anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
Gn. 24:36 - Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu,
e eis que vinham camelos.Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo...
Ex. 16:13 - À Tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; pela manhã, jazia o orvalho ao redor do arraial.
Mt. 14:23 - E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
Mc. 1:32 - À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados.
Lc. 24:29 - Mas eles (Estrada de Emaús ) o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.

Vs. 12 – Ainda mais sete dias – Estava terminando o terceiro período de espera. Algumas vitórias ocorrem imediatamente, mas geralmente uma grande vitória é resultado de grande labores ( lutas ), e muita paciência. “A vida não é como uma corrida de cem metros, é como “UMA MARATONA”.
A pomba não voltou mais – Tinha amanhecido um novo dia, e a pomba tinha encontrado um novo lar. O mau tempo terminara. O bom tempo prevalecera.
USO METAFÓRICOS SOBRE A POMBA:

Gn. 8:8-10 – Um símbolo de vindoura reconciliação com Deus.
Ct. 1:15 –2:14 – Um símbolo de gentileza, ternura e devoção.
Mt. 3:1 – Jo. 1:32 – Um símbolo do Espírito Santo.
Mt. 10 :16 – Símbolo de não resistência.
Mt. 10:16 – símbolo de uma atitude inofensiva.
Os. 11:11 – Símbolo de timidez
Os. 7:11 – Símbolo de ingenuidade e tolice naturais que levam a ao dano próprio.

Is. 38:14 – Naum 2:7 – Símbolo de lamento e desespero, provavelmente devido ao som
que as pombas fazem.
Deus seja Louvado!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário