sábado, 2 de janeiro de 2010

PERDÃO

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mt. 6:9-14)

Introdução.

Diz a história, que alguns monges que viviam num determinado mosteiro foram desafiados a meditar no Pai nosso, dentre esse esses monges estava São Francisco, no dia determinado todos foram chamados à presença do seu líder, foi perguntado ao primeiro: Na sua meditação, quantas vezes você leu? 100, foi a resposta perguntaram ao segundo, quantos você leu? 150, respondeu o outro; chegou a vez de Francisco de Assis. Você Francisco, quantas vezes leu? Perguntaram, silencio, em seguida a resposta: nenhuma, todos ficaram pasmo! O que aconteceu, perguntaram, então São Francisco disse: “Todas as vezes que eu chegava naquela parte que diz: ... perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores.. eu não conseguia passar, então eu começava tudo de novo, por isso não conseguir ler o texto completo nenhuma vez”.
Sabe qual é um dos nossos maiores problemas? “Ensinaram-nos bastante como perdoar os nossos inimigos, creio que já é hora de aprendermos como perdoar os nossos amigos”, pois isso não nos ensinaram.

Com esse tema vamos caminhar com Davi, “o homem segundo o coração de Deus”.
Um dos requisitos que levou esse homem a receber esse título da boca do próprio Deus, foi a de ter um espírito quebrantado, contrito, um coração quer sabia reconhecer quando estava errado, um espírito que sabia perdoar, um espírito perdoador. Você sabe quais são os dois sinais característicos do verdadeiro cristão? Então aprenda para não esquecer mais: DAR E PERDOAR. Ele amou o mundo de tal maneira... lembra? O perdão nasceu no coração de Deus. Esse atributo é um dos mais difíceis de adquirir. Ainda há muitas pessoas usando de subterfúgios achando que está perdoando, por exemplo:
Em vez de perdão completo, oferecemos perdão condicional. “perdôo você se... ou; perdôo você, logo que...; se você voltar e acertar tudo, eu perdôo você” ou: se você admitir seu erro, ou sua parte no problema, então eu o perdoarei”. Amados, acredite, isso NÃO É PERDÃO! Não esqueçamos: “ O perdão que humilha, é vingança disfarçada”.

Em vez de perdão completo, perdão parcial, esse podemos facilmente chamá-lo de menos que perfeito. Exemplo: Perdôo você, mas não espere que eu esqueça, ou: Perdôo você, mas saia da minha vida; ainda: Vou perdoa-lo , mas não faça outra vez. Onde fica os 70x7? Rasgaram?
Sabe irmãos, tem muita gente disposta a perdoar sabia?... Desde que: Não tenha que ver novamente a outra pessoa. Interessante!! Mas definitivamente DESGRAÇADO (sem a graça de Deus).

O terceiro tipo é terrível, classificamos como perdão adiado.
Exemplo: “ vou perdoar você, mas me dar um tempo”. “Algum dia vou acabar perdoando você”. Esta é uma reação comum de alguém que foi profundamente ferido e cultivou essa mágoa durante longo tempo.

É triste o que vou falar agora, mas alguns de nós prefere sentar-se no banco dos réus do que no banco de misericórdia. Veja só: “ se alguém “nos prejudicou” nós preferimos observa-lo contorcendo-se de dor, ao vê-lo sorrindo de alivio. Aqui vai uma premissa, escute: “Aquele que não perdoa os outros destrói a ponte por onde ele mesmo terá que passar”.

Lembram da ilustração de S. Francisco? Amados o perdão tem um efeito tremendo na esfera espiritual (mundo espiritual), o que perdoa é grandemente abençoado, porque errar é humano; perdoar é divino. Quando você perdoa está agindo através de atributo divino, você está agindo no sobrenatural, por isso a benção foi decretado sobre quem perdoa. Por querer nos ver abençoado, Jesus ordenou o 70x7 = 490. Amados por favor de uma vez por todas, entenda: Se não houver perdão, vem o ressentimento, se formando o ressentimento, o ódio chega; o ódio mantido vem o rancor, o rancor por sua vez traz a vingança. Ouça meu irmão!
Queres ter paz por alguns momentos? VINGA-TE, queres ter paz para sempre? PERDÔA.

Eu e minha família passamos por uma experiência dolorosa em relação a isso (perdão), mas graça a Deus, faz parte do passado, e não dói mais quando lembramos.
Voltemos a Davi o homem segundo o coração de Deus.

Vamos examinar o perdão na vida desse homem que tinha as mesmas paixões que nós. Davi está atravessando um “vale de sombra de morte”. Até aqui Davi não tinha provado nada igual. O que veremos agora, talvez se compare à época que ele era perseguido por Saul e que ficou muito abalado. Agora é diferente, Davi é rei, matou um homem para ficar com sua esposa.

Esse episódio gerado por essa atitude, desencadeou um efeito em cadeia catastrófico (5 mortes). Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Sl. 42:7. Vem o profeta Natã e... Veja o que aconteceu: II Sm. 12:11-12 (suas mulheres são possuídas na sacado do palácio) Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. – II Sm. 12:14 (filho morre)... também o filho que te nasceu certamente morrerá. – II Sm. 13:14-15 (um irmão possui uma irmã, ambos seus filhos) - Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou e se deitou com ela. Depois, Amnom a aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te e vai-te. – II Sm. 13:28-29 – (Um irmão mata outro irmão) - E Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom! Então, o matareis; não temais; porventura, não sou eu quem vo-lo ordenou? Esforçai-vos e sede valentes. E os moços de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Seu filho (Absalão) trama para lhe usurpar a coroa.

Também Absalão se levantou pela manhã e parava a uma banda do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; II Sm. 15:2 - Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! II Sm. 15:4 - E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel. II Sm. 15:6. Diante de tudo isso se cumprindo, Davi para não morrer pelas mãos do seu próprio filho foge. Davi chega ao fundo do poço. É bem possível que exatamente nestas circunstancias ele tenha escrito o Salmo 40: 1-2,12 - Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; v.12 - Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça, pelo que desfalece o meu coração. Exatamente nesse momento terrível de desespero com a culpa a esmaga-lo, em fuga à caminho de exílio, do nada surge alguém e começa a amaldiçoa-lo. II Sm. 16:5-8 - E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; e, saindo, ia amaldiçoando. E apedrejava com pedras a Davi e a todos os servos do rei Davi, ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial! O SENHOR te deu agora a paga de todo o sangue da casa Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o SENHOR o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue. Simei era o nome da figura, dizem que esse homem era perverso por excelência – alguém do tipo que te chuta quando você está caído, e enquanto você se contorce de dores ele... te chuta de novo. Mas não para por aí, veja esse outro personagem que surge. II Sm. 16:9 - Então, disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei, meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça. Parece um plano bastante razoável, só parece! Tadim do rei, fugindo do filho, sem saber exatamente para onde ir, aparece um João ninguém e começa a amaldiçoa-lo. Isso é terrível (do ponto de vista humano), Davi com todos os seus valentes ali, chateados, porque queriam ter ficado para enfrentar Absalão. Tenho que fazer alguma coisa, e essa é a grande oportunidade pensou Abisai, um dos valentes de Davi – porque amaldiçoa este cão ao rei meu Senhor? Corto a garganta dele? Perguntou Abisai ao rei.

Já observou que sempre há pessoas assim por perto querendo fazer uma mediazinha? Meu senhor, meu rei, o senhor não pode aceitar isso.

Deixa isso comigo, eu resolve pra você.
Sou bom nisso.
Alem do mais, você está dentro dos seus direitos, defenda-se, não deixem que pisem em você, processe-os. (isso lhe parece familiar?) Simei surgiu num momento infeliz, ele não só amaldiçoa, como atira pedras no rei, como também mente três vezes no seu ataque pessoal a Davi.

Simei está completamente descontrolado. Davi não tinha feito nada que justificasse esse ataque público. Davi tem agora que tomar uma decisão. Ficar ofendido, ficar ressentido e partir para o ataque, afinal era um direito que lhe cabia, principalmente sendo rei, ou não fazer nada e seguir o seu caminho. E aí, será qual foi a decisão de Davi? Leiamos o texto: II Sm. 16:10-12 - Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR lho disse. Porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.

Aqui justifica o fato desse homem ter sido chamado, o homem segundo o coração de Deus.
...Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Davi não disse só essa vez, mas aproximadamente 12 vezes ele usou essa mesma expressão. Os filhos de Zeruia tinham pavios curtos, mas pelo fato de serem valentes de Davi, tinha influencia e fácil acesso ao rei, eram “os Pedros” antes da transformação, estavam sempre prontos para briga.

Só que Davi tinha outra índole. Lembra disso? “as más companhias corrompe os bons costumes” – “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Davi porem se recusa a vingar-se. Ele permanece calmo. Com um gesto de mão (provavelmente) Davi responde. II Sm. 16:10-12 - Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que descendeu de mim, procura a minha morte, quanto mais ainda este filho de Benjamim? Deixai-o; que amaldiçoe, porque o SENHOR
lho disse porventura, o SENHOR olhará para a minha miséria e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia.
Imagine a cena! É uma lição maravilhosa de auto-controle. Davi caído no chão e Simei “chutando-lhe as costelas”. Ao invés de responder ao ataque, Davi diz: “vejo a mão de Deus nisso”. Ele simplesmente não se ofendeu! Como pode, numa situação dessa, alguém agir assim? CORAÇÃO MOLE E PELE DURA, essa é a resposta, nada de pele fina, que a qualquer alfinetada sangra. Precisamos de pele de rinoceronte, porque as alfinetadas e punhaladas virão.
Se realmente temos planos de ser usados por Deus, precisamos de pele grossa, os Simeis da vida estão presentes aos montões.

Amados, quando andamos onde tem espinhos, precisamos de um bom calçado. Quando andamos em locais que tem cobras, precisamos usar botas de cano longo. Lembra do equipamento que Paulo recomenda em Ef. 6:14-18?. - Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Não esqueça, há terreno propício para esse tipo de ser humano em quase todo lugar.

Vamos avançar um pouco mais na história.

Absalão morreu, Davi está voltando para o seu trono, de repente, na mesma estrada, quem aparece? Simei, Simei outra vez – II Sm. 19:16-20 - E apressou-se Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, que era de Baurim; e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi. E com ele mil varões de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, e seus quinze filhos, e seus vinte servos com ele; e prontamente passaram o Jordão adiante do rei. E, passando a barca, para fazer passar a casa do rei e para fazer o que bem parecesse aos seus olhos, então, Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, passando ele o Jordão. E disse ao rei: Não me impute meu senhor a minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração. Porque teu servo deveras confessa que eu pequei; porém eis que eu sou o primeiro que de toda a casa de José desci a encontrar-me com o rei, meu senhor. Simei pronunciou as duas palavras mais difíceis de serem pronunciados por qualquer ser humano... “Eu pequei”, essas palavras levam Davi a um passado não muito distante, ele também disse essas mesmas palavras ao profeta Natã.

Amados, temos aprendido que o perdão fica mais fácil quando lembramos de ocasião no passado, que pecamos e também fomos perdoados. Antes de examinar a resposta de Davi, vamos ver o outro lado da equação e pensar nas vezes que estivemos no lugar de Simei, Simei não é apenas um personagem do V.T., suas ações e reações são reais, pois um dia na nossa vida se não agimos assim, gostaríamos de ter agido. Como nós também, Simei caiu na real, ou deixou a ficha cair, e descobriu a besteira que fez.

E agora? Ou enfrenta ou enfrenta.

Voltemos a Davi. Depois do novo encontro com Simei, Davi simplesmente poderia ter agido com indiferença, desprezo, poderia ter ignorado, passado o seu caminho. Alguns fariam assim, alguns fazem assim, alguém disse que: ”O maior pecado contra nosso semelhante não é odiá-lo,mais mostrar indiferença por ele” Essa é a essência da desumanidade. “Indiferença não é atitude de perdão, indiferença é raiva controlada.”

Simei está prostrado diante de Davi dizendo:”eu pequei” por favor ma perdoa. Quem entra em cena? Abisai. Veja II.Sm.19:21 - Então, respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isso, havendo amaldiçoado ao ungido do SENHOR? Abisai não aconselha Davi a ignorar Simei, pior, ele diz: ele te chutou quando estava caído, é tua vez, dá um pontapé nele, com toda força. Arrebenta ele. II Sm.19:22-23 - Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Morreria alguém hoje em Israel? Por que, porventura, não sei que hoje fui feito rei sobre Israel? E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou. Aqui percebemos porque Davi foi chamado “segundo o coração de Deus”. Soube tão bem se comportar com o rei (Saul), como com o plebeu (Simei). Assim como ele se esforçou para preservar a vida de Saul, também soube preservar a vida de Simei. Seu autocontrole é magnífico, ele já tinha aprendido a lição de como ser misericordioso.

No episódio envolvendo Urias e Bate-Seba. II Sm.12:1-7 - E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele. Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. (conheci um homem de Deus que afirmou que, pelo fato de Davi não ter sido misericordioso com o “fazendeiro” da historia, ele colheu exatamente isso)

A partir desse episódio, alguns pontos podem ser destacados, como:

1. Ele manteve seu foco sempre na vertical. Antes de buscarmos um conselho na horizontal (homens), busquemos na vertical (Deus), isso nos estabiliza.
2. Davi tinha plena consciência das suas falhas. Ele sabia muito bem o que era ser perdoado, o que era ter alívio pelo perdão. O fato de conhecermos nossas falhas nos proporciona grande paciência com as falhas dos outros. “O orgulhoso tem dificuldade em perdoar.
Os que nunca reconheceram seus próprios erros, terão dificuldade em tolerar, compreender e perdoar as falhas dos outros. Lc.23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Alguns conselhos que nos ajudarão a perdoar.

1° Cultivar uma camada de pele mais grossa para suportar os golpes que virão, e como fazer isso?
Orando a Deus pedindo para não sermos tão sensíveis,tão vulneráveis,nos ajudar com nossas reações,tornando-nos paciente com os que falam sem refletir.
2° Compreender, entender de onde a ofensa veio. Isso exige uma dose de graça muito grande, não se preocupe, Deus, é o Deus da graça Ele dá basta pedir. Se esforce para enxergar a criança naquele homem que está magoando você, ou a menina na mulher que te agrediu.

As vezes tornamos as coisas mais complicadas do que elas realmente são.
Por diversas razões alguém nesse dia pode ter escolhido você para saco de pancada.
È possível que alguém tenha tido um mau dia. Veja como isso pode ocorrer:
O chefe grita com o empregado, o empregado chega em casa grita com a esposa, que grita com o filho, que para descarregar chuta o gato, ou o cachorro, que passa a noite procurando um inocente para morder. Esta é a reação em cadeia que acontece quando não nos controlamos, quando não lidamos honestamente com as pessoas, e não agimos delicadamente uns com os outros.

Jesus nos ensinou como fazer isso: Lc.23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
3° Devemos lembrar de ocasiões em nossas vidas quando precisamos de perdão, e depois aplicar essa mesma emoção. Precisamos estar preparados. Todos nós, em uma ocasião ou outra já fizemos ou dissemos algo tolo.

Isto acontece entre amigos, irmãos, na família, no trabalho, na escola e até na igreja. Devemos ser sinceros quanto a isso, somos todos humanos.

4° Precisamos expressar o nosso perdão, fale, não fique só pensando. As palavras de perdão e graça expressadas são maravilhosamente terapêuticas para o ofensor.

Expressar nossos sentimentos equilibradamente remove toda dúvida.

Conclusão.

Filho pródigo – Lc.15:19 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.
Amados isso aqui só foi possível, porque não foi racionalizado, isso aqui só foi possível porque deixou de ser um pensamento e transformou-se em uma ação, isso aqui só foi possível porque houve determinação; isso aqui só foi possível porque, porque ele foi ensinado no caminho em que devia andar; isso aqui só foi possível porque Deus é fiel.
Quando andarmos pelas águas elas não nos afogarão, quando passarmos pelo fogo ele não nos queimará.

Milagre do perdão: (Mt. 28:19)

Quando Cristo disse à aquele grupo seleto: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, temos a impressão que pode ter havido algum retrucar por parte de Pedro, tal como: “Mas Senhor temos que voltar a Jerusalém e pregarmos o evangelho àquela gente que te matou? “É, diria Cristo; isso mesmo, vai atrás do homem que me bateu na face e dizei-lhe que haverá lugar para ele no meio Reino se quiser aceitar a salvação que lhe darei de graça.
É verdade Pedro. Lembra: ... Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Pedro, lembrei, vai e acha aquele homem que fez aquela coroa de espinho e a colocou em minha testa e diga-lhe que tenho uma coroa pronta para ele quando vier ao meu Reino; não esqueça de dizer a ele que é uma coroa sem espinhos; A coroa da vida.
Vá procurar também o homem que com uma vara empurrou a coroa de espinhos fazendo rasgar a minha testa; vai e diga-lhe que porei um cetro em sua mão e ele reinará sobre as nações da terra se quiser a minha salvação.
Pedro, não posso esquecer aquele outro que me furou com a ponta da lança: diga-lhe que para o meu coração há um caminho mais curto que esse; que eu o perdôo e ele poderá salvar-se se quiser aceitar de graça a minha salvação.
Não esquece Pedro, não esquece os que pregaram os cravos em minhas mãos e nos meus pés, vai e diga-lhes que eu lhes perdôo e que se quiserem poderão assentar-se em meu Reino. Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.

O perdão é possível porque não nasceu no coração humano, nasceu no coração de Deus.
I João 1:8-9 - Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia. Aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão até agora está em trevas.

Deus seja Louvado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário