sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os Dez Estágios do “Barro nas mãos do Oleiro''



Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. (Jr. 18:1-4)

Introdução.

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.
Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com sua vontade. ( Jr. 18:1-4 )


Oleiro - que trabalha em olaria, lugar onde se trabalha com o barro que é manuseado e transformados em peças e utensílios, tais como: Tijolo, Telha, Panela, Pote, Jarro e Vaso.

Todo esse material do inicio ao fim tem contato com as mãos do oleiro, sendo moldado até chegar ao fogo.
Todos nós, como instrumentos de Deus necessariamente passaremos pelo fogo, para que todo a impureza, sujeira seja eliminada de nossas vidas até alcançarmos o ponto que deseja o Oleiro (Deus), pois a qualquer momento Ele precisa de nós ( II Co. 4:7-8 ).
Até esse momento chegar já passaremos por alguns estágios, eu enumerei dez, conforme descrevo a seguir:

Ø Primeiro Estágio - O Oleiro pega o barro bruto no campo e conduz até a oleria ( At. 26:18 ).

Ø Segundo Estágio – O barro é peneirado quando lhe é extraído toda sujeira, toda impureza. ( I Co. 6:11 )

Ø Terceiro Estágio – O barro é molhado e amassado com os pés ou as mãos, depois é colocado em um lugar úmido, por um tempo ( Rm. 12:12 )

Ø Quarto Estágio - O barro é trazido para a mesa de trabalho, onde o oleiro decidirá o que vai fazer dele. Telha, tijolo, panela, pote, vaso. (Rm. 9:14-18).

Ø Quinto Estágio – Tendo decidido o que fazer, o oleiro iniciará o trabalho. Sendo, vaso, pote ou panela, o barro vai para a roda, onde as próprias mãos do oleiro o moldarão do principio ao fim, sendo esse barro apropriado para tal, pois não é qualquer barro que serve para esses utensílios. O oleiro ainda pode, se quiser, fazer do pote jarro ou vice versa ( Ef. 4:11 ).

Ø Sexto Estágio – Se o barro é próprio para telha, ou tijolo, ele vai passar por uma fôrma com molde de telha e de tijolo, onde também as mãos do oleiro trabalharão. Moldados, assim como o vaso, a panela e o pote, aguardarão um tempo antes de ir para o FOGO. ( Rm. 12:2 ).

Ø Sétimo Estágio – Seja o que for, qualquer uma dessas peças: Telha, tijolo, jarro, panela ou pote, após o tempo de espera, irão para um forno com alta temperatura por um bom tempo ( Is. 48:10 ).

Ø Oitavo Estágio – Abertura do forno, onde o oleiro pessoalmente olhará cada peça gerada pela sua própria mão, para ver como elas se saíram na fornalha. Algumas peças não poderão ser usadas como gostaria o oleiro. Infelizmente elas não agüentaram o fogo, algumas quebraram, trincaram, outras queimaram ( I Co. 3:13-15 ).

Ø Nono Estágio – As peças serão selecionadas e enviadas a cumprirem o seu destino, segundo determinou o oleiro quando ainda eram barro. ( Nm. 13:2 – Jz. 6:14 – Mt. 10:16 – Jo. 20:21 – Mc. 3:14 ).

Ø Décimo Estágio – O projeto para cada um.

· Tijolo - Será peça de sustentação, divisão de espaço, proteção contra tempestades. ( poderá também ser pedra de tropeço )
· Telha – Será uma peça de proteção contra sol , chuva e outras intempéries.
· Panela – Preparará alimento para sustentação da vida.
· Pote – Conservará a água fresca para saciar a sede.
· Jarro – Poderá ser utilizado para carregar água, ou será depósito de flores em uma bela sala.
· Vaso – Poderá ser colocado em diversos locais, com variadas utilidades honrosas.

Conclusão.

O Senhor mata e preserva a vida; Ele faz descer à sepultura e dela resgata.
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; Ele humilha e exalta.
Levanta do pó o necessitado e do monte de cinza ergue o pobre, Ele o faz sentar-se com príncipes e lhes dar lugar de honra. ( I Sm. 2:6-8 ).

Deus é soberano, Ele é quem determina.
Você foi chamado para ser vaso, aja como tal;
Você é telha, aja como tal;
Se você é panela, pote, jarro ou vaso proceda como tal.
Uma conclusão é exata: Se você realmente é escolhido, uma dessas peças é você.
Se comporte como tal.
Seja exemplo como naquilo para o qual você foi chamado. ( II Co. 4:7-9 ).

Não podemos esquecer, ou passamos pelo fogo agora para ter as impurezas consumidas, ou teremos que viver eternamente no fogo eterno.
Deus seja Louvado!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário